Salve a marca campeã da Libertadores

Buscar
Publicidade

Marketing

Salve a marca campeã da Libertadores

Campeão da América, clube tem agora a chance de consolidar a internacionalização de sua marca


5 de julho de 2012 - 1h34

A bola não entra por acaso. Se o título histórico da Copa Santander Libertadores da América conquistado nessa quarta-feira 5 pelo Corinthians é fruto de um trabalho consistente comandado pelo técnico Tite dentro de campo, o sucesso do Timão fora das quatro linhas também começou a tomar forma quando o clube passou a investir em uma gestão mais profissional e em estratégias diferenciadas de marketing. A mudança aconteceu após a queda do time para a segunda divisão do futebol brasileiro, em 2007.

“Essa não é uma vitória circunstancial, de momento. É resultado da consistência adquirida pela marca nos últimos anos”, comenta Thiago Scuro, professor do MBA de gestão e marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios.

A conquista da Libertadores abre o caminho para que o time do Parque São Jorge consagre a sua marca mundialmente. Oportunidades de exposição não faltarão para o clube. No final do ano, o time jogará, no Japão, o Mundial de Clubes da Fifa (torneio que já venceu em 2000, quando a disputa aconteceu no Brasil). Também já está classificado para a próxima Libertadores e a caminho de ter o seu próprio estádio, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Esta jogada, no entanto, começou a ser ensaiada em 2009, com a contratação de maior impacto da história do clube. “A internacionalização do Corinthians começou com a chegada do Ronaldo”, lembra Scuro.

Para Amir Somoggi, diretor de área da consultoria esportiva BDO, a eficácia do plano de internacionalização depende da estratégia que a equipe de marketing do Corinthians implementará daqui para frente. “Essa vitória quebrou um paradigma do clube, mas esse é um pontapé inicial para consolidar a presença da marca no cenário internacional”, analisa.

Somoggi explica que os times brasileiros precisam aprender a construir e valorizar as suas marcas, mesmo diante das derrotas, a exemplo do que acontece com times, como Barcelona, Real Madri e Manchester United, os mais valiosos do mundo, atualmente. “O Corinthians possui cerca de dois milhões de fãs no Facebook, enquanto o Barcelona tem mais de 30 milhões”, compara Somoggi, dando a dimensão do caminho ainda a ser percorrido.

A transmissão do jogo teve recorde de audiência na TV Globo. Veja aqui.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras