Marketing
Mais comida e menos lazer para o Brasil
Pesquisa da Mintel sinaliza a concentração de hábitos de compra ligados a itens básicos, colocando em xeque a possibilidade de escolha por marcas
Pesquisa da Mintel sinaliza a concentração de hábitos de compra ligados a itens básicos, colocando em xeque a possibilidade de escolha por marcas
Meio & Mensagem
10 de outubro de 2013 - 8h00
Os gastos com alimentos, dentro e fora de casa, lideram a lista de despesas do brasileiro nos últimos 12 meses, segundo pesquisa da Mintel. A elevação dos custos é atribuída à alta da inflação. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, houve uma elevação de 6,5% nos preços em um ano, acréscimo puxado justamente pelos alimentos, com variação acumulada de 13,5% no mesmo período. De acordo com o estudo, seis em cada dez (61%) adultos já gastam mais com compras nos supermercados.
A concentração dos hábitos de compra em torno de itens de necessidade básica pode colocar em xeque a possibilidade de escolha por marcas, enfraquecendo uma das principais conquistas adquiridas pelos brasileiros nos últimos anos. As categorias de roupas e acessórios, beleza e cuidados pessoais seguem a mesma trajetória do setor de alimentos. Já os produtos e serviços relacionados aos setores de eletrônicos, reforma e decoração e férias sofreram as maiores contenções no orçamento das famílias. Cerca de quatro em cada dez brasileiros reduziram gastos nestes segmentos.
A recomendação da Mintel é que a indústria de alimentos trabalhe para lançar produtos apresentados como “um presente para mim” ou “para os momentos de lazer” em categorias ligadas à indulgência, como chocolates, doces, vinhos, ou para diversão em família, como pipoca para cinema em casa, entre outros. Preços acessíveis e embalagens exclusivas também são essenciais para compensar a redução com o lazer.
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