Lolla Brasil: de carro especial a pista de patins

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Lolla Brasil: de carro especial a pista de patins

Primeira edição sob comando da Time For Fun, festival terá ativações que vão desde ações nas alturas até acesso à beira do palco


4 de abril de 2014 - 2h48

Festivais de música já se transformaram em festas para as marcas. Na terceira edição do Lollapalooza no Brasil, patrocinadores não pouparam budgets para impactar as 160 mil pessoas esperadas para os dois dias de shows em Interlagos, no sábado 5 e no domingo 6. Organizada pela primeira vez pela Time For Fun, o Lolla, como é chamado informalmente, será o evento com o maior cardápio de ativações dentre todos os que compõem o portfólio da empresa, que também promove o Cirque Du Soleil e o Planeta Terra.

Além de batizarem dois dos quatro palcos do festival, Skol e Chevrolet fizeram generosos investimentos para ativar os patrocínios. Valores não são revelados, mas o número e o tipo de ações demonstram quanto a estratégia consumiu de planejamento, mão de obra e horas dedicadas. A Skol, por exemplo, aposta em uma cerveja exclusiva, na “tradicional” roda gigante e em uma pista de patins, entre outras atividades. Já a montadora criou uma série especial, o Onix Lollapalooza, modelo com preço sugerido de R$ 41.890, que estará em Interlagos para que as pessoas possam conhecê-lo e ainda tirar fotos em seu interior. “É a maior ativação em festivais que estamos fazendo”, conta Henry Soares, coordenador de marketing de eventos da Chevrolet. As duas estreiam no festival que até ano passado era promovido pela Geo Eventos e acontecia no Jockey Club de São Paulo. “A mudança para Interlagos foi feliz. O autódromo permite ativação com criatividade e, assim, o patrocinador pode oferecer experiências muito mais bacanas”, diz Miriam Chaves, superintendente comercial da Time For Fun.

Todas as marcas que entraram no Lollapalooza como apoiadoras – Fusion, Pepsi, Rede e Correios – também desenvolveram projetos para gerar awareness e oferecer serviços ou entretenimento para o público, enquanto descansam entre um intervalo e outro. Delas, Rede e Correios já participavam do festival.
 

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O Lollapalooza Brasil, com mais de dez horas de música e cerca de 50 atrações – entre elas, Muse, Arcade Fire, Phoenix e New Order –, terá transmissão ao vivo pelo Multishow e os melhores momentos serão exibidos na TV Globo em dois programas no final de semana, logo após o Altas Horas e TUF – Em Busca de Campeões. Um compacto do festival terá transmissão também no dia 13 na Globo.

Confira o que as marcas planejaram para o público durante os dois dias do #LollaBR:

Chevrolet

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Batiza um dos palcos do festival, o Ônix. Distribui nos portões 6,5 mil bottons, em três modelos. Quem estiver vendo as atrações do palco e for capturado pela câmera do local, a Ônix Cam, usando o bottom poderá assistir a um dos shows de um local especial, na boca do palco. O modelo Ônix Lollapalooza estará em dois pontos distintos do autódromo. Dentro do carro, as pessoas vão poder tirar fotos e fazer um #selfieonix. O uso da hashtag no Instagram garantiu a entrega de ingressos para o show nos dias anteriores ao festival. No estande da marca, o Pit Stop, haverá totens imitando postos de gasolina no qual as pessoas poderão recarregar celulares. Quem estiver por lá também poderá brincar de fazer uma cena ao estilo “Beatles na Abbey Road”. Um espaço semelhante a cinema, com poltrona lembrando a lateral do Ônix, oferecerá telas de 80 polegadas transmitindo o show. Um camarote para convidados foi construído e nele haverá um “bar tecnológico”, com bebidas escolhidas via iPad. No espaço para crianças, o Kidspalooza, a Chevrolet levará personagens vestidos de Transformers.  

Skol

Batiza outro palco com a marca. Montou uma pista de patinação, a Rock & Roller, com vista para diversas áreas do evento (a ação ganhou vídeo, disponível mais abaixo). Organizou uma loja de discos de vinil, a Paradise Records (operada pela Locomotiva Discos). Na roda de gigante, pela qual responde neste ano, criou um espaço para projeção de fotos. No Espaço Skol, as pessoas poderão encontrar o fotógrafo Ivan Shupikov, que faz registros urbanos pelo mundo e que fará imagens do evento e dos fãs. Retratos serão impressos na hora. Outra ação será a ilustração de trechos favoritos de canções. Bastará que se cante a estrofe e ilustradores vão fazer um cartaz. Além disso, a empresa fornecerá a Skol Stage no evento. É uma cerveja feita exclusivamente para o festival. Ela será comercializada num bar também especial, o Barcade Skol, que terá games e fliperamas dos anos 1980. As ações foram planejadas pela Bferraz. 

Correios

Terá caixas de correio espalhadas pelo festival. As pessoas poderão enviar cartas personalizadas com o tema Lolla. Oferecerá serviço de transporte dentro do autódromo. Montou portais infláveis que vão dispersar água.

Fusion

 

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Oferecerá a cerca de duas mil pessoas o acesso a um bar suspenso a 30 metros (elevado por um guindaste). É o sky bar “Fusion nas alturas”. Interessados – e corajosos – poderão ver partes de shows nesse ângulo mais do que inusitado. O acesso será dado por ordem de chegada e os fãs terão direito a cinco minutos de permanência no bar. A marca está posicionada no território Electronic Dance Music. 

Pepsi

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Pela primeira no Lollapalooza, a marca investe no posicionamento “Pode ser agora”. Terá um estande em que haverá games disputados em equipe. Os jogadores vão disputar prêmios que variam entre câmeras instantâneas, fones de ouvidos, cangas e acesso ao Espaço Pepsi, que oferecerá “experiências especiais”. A empresa fornecerá latas de edição limitada, preparadas para o festival. Foram distribuídas pela cidade oito vending machines que terão latas tematizadas. Quem tirar a sorte grande, poderá encontrar uma com voucher que vale ingresso para o evento. As máquinas estão disponibilizadas em pontos como metrô, aeroportos e universidades. São, ao todo, cem ingressos. As ações foram idealizadas pela AlmapBBDO.

Rede

Distribuirá cupons que permitirão acesso ao Lolla Pit, local que fica à beira do palco. Criou acessórios como “mãozinhas”, que serão entregues ao público (são cerca de 20 mil unidades).
 

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