ProXXIma Startup: inscrições até 28 de abril

Buscar

ProXXIma Startup: inscrições até 28 de abril

Buscar
Publicidade

Marketing

ProXXIma Startup: inscrições até 28 de abril

Na terceira edição, prêmio quer estimular o empreendedorismo jovem na área de comunicação, marketing e e-commerce


22 de abril de 2014 - 10h40

Por Isabella Lessa, do ProXXima

Mais do que uma competição entre negócios embrionários do universo de comunicação, o ProXXIma Startup coloca jovens empreendedores diante dos principais players do mercado digital, uma oportunidade que pode gerar parcerias e trocas de insights entre ambos os lados. O evento caminha para sua terceira edição e, como nos anos anteriores, o vencedor será premiado com R$ 20 mil. As inscrições vão até o dia 25 de abril (inscreva-se aqui) e o resultado será divulgado no evento ProXXIma, no dia 6 de maio, quando seis finalistas se apresentarão aos jurados.

Bob Wollheim, CEO da S_kull, é um dos curadores desse projeto que nasceu com o objetivo de estimular o empreendedorismo digital no Brasil. Para ele, um dos diferenciais dessa iniciativa é o fato de estar posicionada no ecossistema de comunicação digital, o que garante visibilidade diante de agências e marcas consolidadas. “A maioria dos eventos de inovação acontece dentro do universo das startups e atrai sempre os poucos e mesmos investidores. Neste, o cara expõe o pitch dele para cerca de 800 pessoas e, mesmo que não ganhe, troca cartão com executivos importantes”.

E foi justamente isso que aconteceu com a Solidarium. Vencedora da edição de 2013, a startup não só levou o prêmio para casa, mas firmou uma inesperada parceria de conteúdo com o iG. Logo após encerrar seu discurso de dois minutos, no qual contou o propósito social de sua empresa – impulsionar as vendas de artesãos do mundo inteiro – Tiago Dalvi, CEO e fundador da iniciativa, conta que André Chaves, então presidente do iG, o convidou para conversar sobre um possível acordo com o portal. “Ele adorou nossa ideia e, hoje, estamos na home do site”, diz ele, referindo-se ao canal que sua empresa possui no iG.

A Solidarium conta com 40 mil produtos e cinco mil lojas cadastrados em sua plataforma e espera chegar a 10 mil lojas até o final deste ano. A empresa recentemente foi reconhecida por outra premiação, a Exame PME, e está em fase de negociação com investidores nos Estados Unidos. “O evento foi fundamental para esse crescimento, pois colocou a gente em evidência e nos posicionou para o caminho certo”, diz Dalvi. No entanto, ele reitera que o prêmio não foi a solução para as dificuldades enfrentadas por qualquer negócio iniciante. “O dinheiro não resolve a situação de ninguém. O período pós prêmio foi difícil, nos esforçamos demais e o utilizamos como um como trampolim que serviu para definir a trajetória do nosso negócio”, explica. Wollheim concorda. “Não tentamos emular o Silicon Valley no evento. Creio que o prêmio seja o sonho do empreendedor, é um dinheiro que ajuda e a ocasião é ótima para ele apresentar o produto. Mas não estamos iludindo-o de que a startup sairá de lá para ter uma carreira como o Instagram”, diz.

Se hoje o posicionamento da Solidarium é bem definido e calcado no digital, quando a empresa foi fundada, há sete anos, o foco eram varejistas físicos. Depois de meses de tentativas, Dalvi e sua equipe começaram a trabalhar com Wal Mart, Renner, Decolar e Tok&Stok. “Decolamos, mas percebemos que não era o caminho certo”, conta. Após uma temporada em uma aceleradora nos EUA, o executivo percebeu alternativas viáveis no ambiente digital. Desde junho de 2012, a startup tem se dedicado ao seu portal online, migração que foi fundamental para a expansão do serviço. “Trabalhamos para construir um legado, mas sempre mantivemos o foco objetivo como empresa”.

Para incentivar ainda mais esse elo entre grandes marcas startups de inovação, a premiação terá, pela primeira vez, uma empresa participando do processo de seleção. Patrocinadora deste ano, a Mapfre fará uma pergunta ao sexto finalista da competição. Segundo Wollheim, esse é um modo de sinalizar ao mercado a importância desses negócios que estão emergindo. “Estamos dando palco para os novos Facebook, Twitter e Google. As corporações devem acordar para as startups.”, afirma ele. “O Brasil tem um complexo de terceiro mundo, é muito desconfiado de coisas novas. Todo mundo quer ir com a empresa que deu certo, mas eu acho que o grande valor é apostar no pequeno sem medo de errar. O mundo da comunicação, especificamente, é um meio muito avesso ao risco”, acredita.

O ProXXIma Startup tem abrangência nacional e permitirá nas categorias Agências/Prestadores de Serviço; Plataformas; Ferramenta; e Negócios/E-commerce. O júri será composto por Bob Wollheim, Pedro Melzer, diretor executivo da e.Bricks; Anderson Thees, empresário e investidor; Edson Rigonati, parceiro na Astella Investimentos; Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil; Diego Remus, editor-chefe do Startupi; Flavio Pripas, sócio do Fashion.me e Roberto Martini, CEO da Flag. A premiação, realizada em parceria com a Flag e a S_kull, acontece dentro do evento ProXXIma 2014, entre os dias 6 e 7 de maio, no Sheraton WTC, em São Paulo.

Para mais informações e inscrições, acesse o site da premiação

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira