Presidente sanciona o Marco Civil da Internet

Buscar

Presidente sanciona o Marco Civil da Internet

Buscar
Publicidade

Marketing

Presidente sanciona o Marco Civil da Internet

Nova lei assinada por Dilma Rousseff na abertura do evento NETmundial, nesta quarta-feira, 23, em São Paulo, será publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial


23 de abril de 2014 - 12h01

A presidente Dilma Rousseff sancionou na manhã de quarta-feira, 23, o Marco Civil da Internet durante a abertura do evento NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, em São Paulo. O Projeto de Lei foi aprovado pelo Senado em votação simbólica na noite de terça-feira, 22, apesar dos embates entre governistas e oposicionistas pela pressa em votar a matéria.

A redação foi aprovada sem alterações e a nova lei será publicada em edição extra do Diário Oficial ainda nesta quarta-feira. O Marco Civil define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. “Os direitos que as pessoas têm offline também devem ser protegidos online”, afirmou a presidente em seu discurso.

A pressão para a aprovação do Projeto de Lei se deu, em parte, pelo desejo do governo de apresentar o Marco Civil da Internet no Netmundial, evento organizado em parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais envolvidas com a governança da internet. O encontro contará com a participação de governos, da sociedade civil, academia, de organismos e entidades internacionais, bem como de comunidades técnicas e empresariais, de mais de 80 países.

A ideia de o Brasil sediar um encontro mundial sobre o futuro da governança da internet surgiu a partir do discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da ONU, no ano passado, quando ela defendeu o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e o uso da internet na proteção de dados.

A organização do evento disponibilizou para consulta pública o documento de referência que será guia para as discussões entre os participantes. As 188 contribuições de conteúdo que serviram de base para a elaboração do documento foram enviadas por representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica global, totalizando 46 países.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também:
Senadores aprovam Marco Civil da Internet
Câmara aprova Marco Civil da Internet
O Marco Civil e a repercussão no mercado

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Paraa celebrar 30 anos, bebida retorna às prateleiras dos pontos-de-venda de São Paulo e da Bahia, em sua embalagem clássica

  • Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Varejista lança coleção com peças confeccionadas a partir de resíduos têxteis de fábrica própria; projeto é o primeiro do seu Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade