Foster Grant, a marca antes do Ray-Ban

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Foster Grant, a marca antes do Ray-Ban

Dando início ao verão, o Ad Age revisitou um clássico rei dos óculos de sol


27 de junho de 2014 - 12h24

(*) Por Ann-Christine Diaz, do Advertising Age

Enquanto a Ray-Ban pode ser sinônimo para óculos de sol hoje, tendo em vista uma onda de popularidade de sua notável e simpática publicidade, descobriu-se que antigamente havia um rei dos óculos de sol, e seu nome era Foster Grant.

A marca de óculos, lançada no calçadão de Atlantic City em 1929 por Sam Foster, celebra o seu 85º aniversário este ano. Em 1965, estreou o que acabaria por se tornar uma sensação da publicidade, a campanha “Quem está por trás desses Foster Grants?”. Criada por Geer, Dubois Nova York, e liderada pelo diretor de marketing Mauri Edwards, ficou em 66º na lista das maiores campanhas do século XX do Ad Age e se tornou conhecida por estrelar famosos.

O esforço marcou uma mudança da marca, que foi do rádio para anúncios impressos, o primeiro dos quais estrelados pelos astros do cinema Peter Sellers, Carroll Baker, Louis Jordan e Claudia Cardinale. Cada anúncio incluía uma celebridade em seis poses, juntamente com uma cópia mais atrevida para promover o mistério e intrigar. Por exemplo, uma legenda no anúncio de Baker: “Honestamente, você quer dizer que sugere que esperava que eu usasse top, esses pobres homens não teriam se afogado?”.

A campanha finalmente foi expandida para a televisão e acrescentou mais estrelas, incluindo Jason Robards, Vanessa Redgrave, Mia Farrow, Woody Allen, Leslie Caron, Jill St. John, Robert Goulet e Anthony Quinn. Cindy Williams, também conhecida como Shirley Feeney do renomado “Laverne and Shirley”, também apareceu em um filme da marca no início dos anos 1970.

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A campanha seguiu em direção ao consumidor “comum” como estrela da Foster Grants, como neste comercial de 1978 “Não é você por trás daqueles Foster Grants?”  

Nos últimos anos, os anúncios da Foster Grants continuam a ter celebridades. Em 1999, a marca reviveu essa fama para comemorar o aniversário de 70 anos, com anúncios estrelados pela super modelo Cindy Crawford. 

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Raquel Welch foi outra atriz que apareceu em uma clássica campanha de mídia impressa da marca. 

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Anos depois, ela retornou em um comercial de TV dirigido por Bob Giraldi. Desta vez, no entanto, a superstar sexy estava trazendo algo um pouco diferente – os óculos de leitura da marca. 

Para mais anúncios clássicos da Foster Grant, confira o espaço da marca no Pinterest, lançado em celebração aos 85º aniversário.

(*) Contribuiu Michelle Dopp
 

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