Dia dos Pais não empolga o varejo

Buscar
Publicidade

Marketing

Dia dos Pais não empolga o varejo

Crescimento de vendas para a data deve ser inferior ao registrado no ano passado


8 de agosto de 2014 - 11h20

O Dia dos Pais deste ano deve apresentar um crescimento de apenas 3% nas vendas em shoppings. Esse valor é menor do que o registrado em 2013, de 4%, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

A redução nas vendas tem um motivo: a desaceleração econômica do Brasil. Para a Alshop, os critérios para a aprovação de crédito se tornaram mais rígidos, o que restringiu o acesso a financiamentos, gerando uma desaceleração da economia e inibindo os consumidores. Além disso, os endividamentos cresceram em relação ao ano passado.

“Essa pouca movimentação para a data se deve ao cenário ruim para o consumidor, com pouco orçamento, juros altos e inflação”, diz Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio. De acordo com o executivo, as áreas de vestuário, tecidos e calçados sofreram uma redução de 1% nas vendas.

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, revelou que a intenção de compra de bens duráveis entre os consumidores é de 46,8% entre julho e agosto. Esse índice é menor do que o apontado em 2013, que foi de 53,2%.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/Fia, afirma que o trimestre passado teve a menor intenção de compra nos últimos dez anos.

A culpa é da Copa
De acordo com Dietze, o mundial teve uma influência negativa para o varejo. Quem se beneficiou, na verdade, foram bens de consumo, bares e restaurantes de algumas regiões. “Muitos turistas vieram com dinheiro contado, ficaram em hotéis mais baratos, assistiram a seus jogos e depois foram embora”, esclarece o assessor.

O que entra na lista
Na lista da Alshop de itens preferidos pelos consumidores, estão perfumes, calçados, eletroeletrônicos, bebidas, livros e roupas, especialmente as de inverno. Para a Provar/Fia, alguns dos produtos que serão adquiridos estão nas categorias de vestuário e calçados, viagens e turismo e eletroeletrônicos. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso

  • Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Além da exposição em uniformes e competições, marca assume os naming rights do Centro de Desenvolvimento de Vôlei