Café do McDonald?s nos supermercados dos EUA

Buscar

Café do McDonald?s nos supermercados dos EUA

Buscar
Publicidade

Marketing

Café do McDonald?s nos supermercados dos EUA

Em parceria com Kraft Foods, novo produto será vendido também fora dos restaurantes da rede


20 de agosto de 2014 - 12h02

Por Maureen Morrison, do Advertising Age (*)

O McDonald’s e o Grupo Kraft Foods lançam juntos o McCafé para pontos de venda do varejo, nos Estados Unidos. Após testes feitos com o produto no ano passado, o café será vendido em mercearias, grandes redes de mercados e drogarias a partir de 2015 nas versões em pó, grão inteiro e em porções individuais. Desde 2012, a rede de fast food comercializa o café embalado em seus restaurantes do Canadá.

“Nós entendemos que há uma enorme demanda nos EUA por essas opções e nós construímos um grande sucesso com o nosso café nos restaurantes McCafé. Então, esse foi um passo natural para oferecer aos clientes um café para desfrutar em sua própria casa”, disse, em comunicado, Greg Watson, vice-presidente sênior de inovação de menus do McDonald’s.

A previsão é de que a marca seja lançada como um produto premium, de acordo com o posicionamento de longa data do McDonald’s para o McCafé em seus restaurantes e o teste em mercados selecionados no ano passado. McDonald’s e Kraft Foods não informaram qual agência cuidará da comunicação. Um porta-voz da Kraft disse que é esperado “suporte de marketing integrado – incluindo TV, digital, social, PR e amostragem”. Um porta-voz do McDonald’s também falou que haveria uma campanha integrada, mas que ainda é muito cedo para discutir os detalhes.

Variedades do café McCafé embalado incluem Tostado Francês Grão Inteiro, Combinado para Café da Manhã, Colombiano, Baunilha Francesa e Avelã, além das versões Tostado Premium, Tostado Francês e Tostado Premium Descafeinado, que também chegam em embalagens de porções individuais.

Originalmente, o McCafé foi lançado em 2009, com uma campanha de marketing massiva para bebidas de café e café expresso. E ainda foram lançadas algumas bebidas sazonais juntamente com vitaminas e frappés.

Essa mudança vem num momento em que o McDonald’s está lutando para reverter a queda nas vendas. No ano passado, a rede declarou que em 2014 se concentrariam no café, na melhoria das operações e na experiência do cliente.

O diretor de marca e estratégias do McDonald’s dos EUA, Kevin Newell, disse no ano passado que a venda de café ensacado fora de seus restaurantes criaria “uma sensibilização maior e, por consequência, mais venda de café em nossos restaurantes”. Na época, ele observou que mais de 70% do consumo de café nos Estados Unidos acontece em casa. Ele ainda relatou que o teste de varejo “destaca o quão engajados estamos para elevar o potencial do McCafé”.

Não deixa de ser tardia a entrada do McDonald’s em supermercados, onde Starbucks e Dunkin’ Donuts há muito tempo oferecem o café embalado.

A Kraft Foods estava comprometida anteriormente com um acordo de distribuição com a Starbucks. Essa relação azedou no início de 2011, após a Starbucks se queixar de que a Kraft não conseguiu comercializar efetivamente seu produto – o que, posteriormente, resultou em uma separação. A Starbucks, no final do ano passado, foi obrigada a pagar US$ 2,7 bilhões por conta de uma “rescisão indevida” do contrato. A Kraft, por sua vez, voltou para o mercado de cafés premium em 2011 com um acordo para vender o café Gevalia em supermercados.

“Em uma categoria competitiva, que está crescendo rapidamente e mudando a cada dia, esta parceria com McDonald’s representa uma nova era no mundo de café premium em casa”, disse, em comunicado, Nina Barton, vice-presidente de café da Kraft Foods. “Ao ingressar na base de fãs do McCafé, já construída pelo McDonald’s, e alavancar a nossa experiência na categoria de cafés aqui na Kraft, temos a capacidade de atingir um público maior do que nunca, e realmente abrindo espaço para a marca prosperar”, completou.

* Com colaboração de E. Z. Schultz

Tradução: Bruna Molina 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil