Telefônica próxima de acordo com Vivendi

Buscar

Telefônica próxima de acordo com Vivendi

Buscar
Publicidade

Marketing

Telefônica próxima de acordo com Vivendi

Proposta do grupo espanhol pela aquisição da GVT agradou mais que a da Telecom Italia


28 de agosto de 2014 - 12h01

Em fato relevante divulgado nesta quinta-feira 28, a Telefônica Brasil afirmou que o Conselho de Administração da companhia aprovou, em conjunto com a Telefónica S.A., uma nova proposta à francesa Vivendi S.A pela aquisição da Global Village Telecom S.A (GVT).

A nova oferta tem valor total de 7,45 bilhões de euros e já teria sido considerada pelo Vivendi como mais atraente que a feita pela Telecom Itália. Com isso, as empresas espanhola e francesa entram em negociação exclusiva pela GVT. A Vivendi estaria concentrando os negócios em mídia e conteúdo e há cerca de um ano vem se desfazendo de suas operações em telefonia.

Segundo o fator relevante da Telefônica, a proposta é válida somente até esta sexta-feira 29, mas pode ser estendida e as empresas, na verdade, teriam três meses para chegar a um acordo e submeter suas decisões aos órgãos reguladores do setor Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Desmembrada, a oferta da Telefônica representaria 4,66 bilhões de euros em dinheiro e 12% do capital social da Telefônica Brasil. Além disso, 4% das ações poderiam ser trocados por 5,7% do capital da Telecom Itália, com direito político de 8,3%. Já a proposta da Telecom Italia chegaria a um total de 7 bilhões de euros pela GVT. A empresa aventou ter 15% de participação na TIM, 20% de direito de voto no grupo italiano e 1,7 bilhão de euros em dinheiro.

Também esta semana, a Oi afirmou ter contratado o banco BTG Pactual para viabilizar uma oferta pela TIM Participações. O fato relevante, afirmava que a intenção é “desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisição da participação detida indiretamente pela Telecom Italia na TIM Participações". A Telecom Italia é dona de 67% da TIM Participações (participação estimada em R$ 18,4 bilhões).

O mercado brasileiro de telefonia vive período de consolidação às vésperas de um grande leilão de licenças para a telefonia móvel de quarta geração (4G).

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também