Celebridades no alvo da patrulha antitabaco

Buscar

Celebridades no alvo da patrulha antitabaco

Buscar
Publicidade

Marketing

Celebridades no alvo da patrulha antitabaco

Usar fotos de paparazzi que clicaram celebridades fumantes e chamá-las idiotas é muito barato


3 de setembro de 2014 - 8h00

(*) Por Ken Wheaton, do Advertising Age

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. O tio do Homem-Aranha disse isso certa vez. E se é bom o suficiente para o tio do Homem-Aranha é também para o pessoal da American Legacy Foundation. Na última interação de sua campanha “Verdade”, o grupo muda as engrenagens do foco de fazer os jovens pararem de fumar para fazer as celebridades pararem de fumar – enquanto culpam estas últimas pelo tabagismo adolescente e os chama de ingênuos involuntários da Big Tobacco.

O grupo veiculou alguns spots durante o MTV Video Music Award 2014. O primeiro exibia fotos feitas por paparazzi com Orlando Bloom, Robert Pattinson, Rihanna, Chris Brown e uma série de outros, com cigarros pendendo de suas bocas e as palavras “Porta-voz não remunerado da indústria do tabaco” estampada em seus rostos. “Eles são a nova face da Big Tobacco. E nem sabem disso”, continua o anúncio. Estou certo de que as crianças assistindo a peça gritaram em uníssono “Cara, que doente!”. Ou talvez tenham ficado pensando apenas em com quem a American Legacy estava falando? Celebridades? Publishers? Fotógrafos? O público? Quem sabe? Premissa e execução são, como dizem os jovens, uma mega bagunça.
 

No segundo anúncio, a American Legacy diz que o primeiro deve ter “deixado putos” os advogados das celebridades – nossa, eles são tão vanguardistas. Na sequência, as celebridades fumantes são exibidas novamente e chamadas porta-vozes não remunerados mais uma vez. Então, a American Legacy afirma que não é “contra essas pessoas”. Grandes fãs, como fica claro. E o anúncio repete a noção de que cada vez que a foto de um fumante famoso é postada, a Big Tobacco ganha toneladas de marketing gratuito. Portanto, não postem selfies fumando, crianças.

A American Legacy não está fazendo qualquer droga de sentido e eles nem sabem disso. Não tenho grande simpatia por celebridades, mas essas pessoas não estão postando ou imprimindo fotos delas mesmas fumando. Além disso, estão tendo um momento privado de curtir uma atividade perfeitamente legal (ainda que nociva) longe da vista de seus fãs. O pessoal da American Legacy acharia bacana se alguém tirasse fotos deles cutucando o nariz ou algo assim? A American Legacy está tentando falar com adolescentes (eu acho) sobre o que é realmente legal ou não.

Sabe o que é realmente ridículo? Detonar um bando de celebridades e então dizer “Não, é só de brincadeira cara. Somos bons” no anúncio seguinte. Uma atitude tão à la Bieber. Ao menos tenha coragem de permanecer de pé por trás da sombra que está projetando. Mesmo que seja uma sombra tão incoerente.

(*) Tradução: Roseani Rocha
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras