Surfista coleta dados enquanto pega onda

Buscar

Surfista coleta dados enquanto pega onda

Buscar
Publicidade

Marketing

Surfista coleta dados enquanto pega onda

Inserida nas pranchas de surf, tecnologia obtém informações sobre o oceano e depois as transmite para o smartphone via bluetooth


5 de setembro de 2014 - 3h40

Do ProXXIma

Enquanto pegam a onda perfeita, surfistas também podem contribuir com uma importante coleta de dados no oceano. Com o objetivo de combater a acidificação oceânica, o engenheiro e surfista Benjamin Thompson, fundador da startup Board Formula, de San Diego, teve uma ideia que une pesquisa e esporte: criou um pequeno sensor que, uma vez instalado na prancha, assimila informações sobre temperatura, salinidade, ph e localização da água.

Por meio de conexão Bluetooth, os dados são transferidos automaticamente para o smartphone do atleta assim que ele sai do mar. Segundo Thompson, a ideia funciona porque, além de os surfistas estarem constantemente dentro do oceano, entram em zonas onde é difícil obter dados com equipamentos. Outro ponto é a acessibilidade e o baixo custo da iniciativa.

As informações colhidas pelo SmartPhin serão disponibilizadas online para cientistas e usuários de todo o mundo. A validação do sensor está a cargo do Scripps Institute of Oceanography, da Universidade da Califórnia.

Com informações do Mashable
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil