Marketing
IPO: Alibaba já vale US$ 230 bilhões
Ações da empresa chinesa de comércio eletrônico começam a ser negociadas nesta sexta-feira 19, em Nova York
Ações da empresa chinesa de comércio eletrônico começam a ser negociadas nesta sexta-feira 19, em Nova York
Jonas Furtado
19 de setembro de 2014 - 6h08
Em uma das maiores ofertas públicas iniciais já realizadas, o Alibaba ultrapassou a barreira dos US$ 200 bilhões de valor de mercado no primeiro dia de comercialização de suas ações, nessa sexta-feira 19, na Bolsa de Nova York.
Ao longo do pregão, os papéis da empresa chinesa de comércio eletrônico valorizaram quase 40% em relação ao preço inicial, firmado em US$ 68 – o que já garantiria uma arrecadação de aproximadamente US$ 21,8 bilhões. Com a procura superando a oferta, as ações chegaram a ser cotadas próximas dos US$ 100, antes de recuarem para um patamar pouco acima dos US$ 90.
O sucesso fez o valor de mercado do Alibaba ficar perto dos US$ 230 bilhões, muito acima da concorrente Amazon, avaliada em US$ 150 bilhões, e até mesmo do Facebook, que gira em torno dos US$ 230 bilhões.
O rei do e-commerce na China
Juntos, os sites que pertencem ao Alibaba movimentaram quase US$ 250 bilhões em compras online no ano passado. O número de clientes ativos é de aproximadamente 280 milhões.
A empresa, que responde por 80% do comércio eletrônico na China, tem aumentado sua atuação nos Estados Unidos. Em julho, abriu uma loja online restrita a convidados.
Compartilhe
Veja também
Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento
Nova companhia terá 50% de participação de cada uma das empresas e dará origem a player com 483 lojas e faturamento de R$ 6,9 bilhões
Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações
Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação