Cinco dicas de uso do LinkedIn para CEOs

Buscar

Cinco dicas de uso do LinkedIn para CEOs

Buscar
Publicidade

Marketing

Cinco dicas de uso do LinkedIn para CEOs

Diretor geral da plataforma na América Latina ensina receita para que executivos aproveitem melhor a plataforma


17 de outubro de 2014 - 3h15

Quando o assunto é redes sociais, a maioria dos presidentes de grandes empresas prefere a distância. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo site CEO.com em parceria com a empresa Domos. Segundo o estudo, apenas 32% dos comandantes das 500 maiores companhias mundiais possuem perfis em mídias sociais.

Falta de intimidade com o digital, escassez de tempo e sensação de insegurança são algumas das principais justificativas dos líderes para se manterem longe de sites que ofereçam interação social.

Para tentar mudar essa realidade, o LinkedIn está lançando, em um movimento global, um guia de boas práticas para executivos. Terceiro País em número de usuários, com 18 milhões de profissionais cadastrados, o Brasil é a nação onde é registrado o maior crescimento da plataforma atualmente.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, apontou as cinco lições-chave para que executivos utilizem a ferramenta e consigam extrair dela os melhores insights.

wraps

Aposte em um perfil completo
Preencher todos os campos dispostos no perfil do site é essencial. Mas não é necessário abordar a trajetória profissional do executivo nos mínimos detalhes. Escolha as experiências mais relevantes, discurse brevemente sobre cada uma delas e foque no objetivo de estar presente na plataforma. “Um CEO dificilmente está procurando emprego no LinkedIn. Relate sua experiência profissional combinando-a com o propósito da empresa”, ensina Oliveira. Para este campo, o conselho é usar e abusar de recursos que valorizem o currículo. É aqui que devem ser inseridos links de portfólios, hotsites de projetos especiais e entrevistas.

Busque qualidade e não quantidade

Para não perder o controle de sua privacidade, um dos principais argumentos de executivos que não querem estar presentes em redes sociais, é preciso que o executivo tenha em mente que não é necessário adicionar todos os profissionais do mundo em sua rede. Ao contrário, a dica é controlar quem estará em seu círculo de contatos. “O LinkedIn oferece a alternativa de que só pessoas que possuam o e-mail do executivo consigam adicioná-lo. É uma opção interessante para filtragem”, afirma. O importante, neste caso, não é acumular números, mas posições interessantes, que rendam algum tipo de vantagem para a companhia.

Conecte-se para gerar negócios

Além de gerar relacionamento, permitir o recrutamento mais assertivo de mão-de-obra e ser uma plataforma que permite construção de posicionamento de carreiras, o LinkedIn também deve ser utilizado para fomentar negócios. “Através da conexão com outros CEOS, clientes especiais e do relacionamento com parceiros estratégicos, como diretores, fornecedores e funcionários, o líder consegue engajar sua equipe de vendas para, por exemplo, identificar e gerar leads para a companhia”, pontua.

Dissemine bons conteúdos

Mais do que criar um perfil na plataforma, é interessante que o executivo seja ativo na plataforma e alimente-a com conteúdo relevante. Se possível, crie uma programação semanal para disseminar este conhecimento. “O Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, faz isto muito bem. Além de ressaltar os valores e a cultura da companhia por meio da divulgação de mensagens, ele provoca inspiração e atua como um líder do setor”.

Absorva conhecimentos e os transforme em insights

Ainda que tenham atingido altas posições na hierarquia, executivos não sabem tudo e nunca deveriam deixar de aprender. O LinkedIn, segundo Oliveira, oferece ajuda neste sentido. “A plataforma é uma fonte rica de conhecimentos na área profissional. Ao seguir marcas e empresas que são inovadoras e se destacam em suas áreas de atuação, os executivos podem obter insights relevantes para o negócio”, projeta o diretor geral. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira