Com mais obras, Dalí chega a SP

Buscar
Publicidade

Marketing

Com mais obras, Dalí chega a SP

Mostra tem patrocínios de Arteris, IRB Brasil RE e Vivo, e copatrocínio da Atento e Banco do Brasil


20 de outubro de 2014 - 8h00

Depois de uma temporada bem sucedida no Rio de Janeiro, na qual recebeu 978 mil visitantes no Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra Salvador Dalí, chega a São Paulo e pode ser visitada pelo público até 11 de janeiro de 2015. E com uma diferença: a mostra que o Instituto Tomie Ohtake sedia agora terá sete novas obras.

Cinco delas vêm da Fundação Gala-Salvador Dalí e duas, do Museu Reina Sofia, que detêm 90% dos trabalhos expostos. As obras substituem peças da coleção do Museu Salvador Dalí, da Flórida (EUA). São destaques entre elas a pintura “O espectro do sex-appeal”, de 1934, na qual o pintor teria tratado do temor pela sexualidade; “Desnudo”, de 1924, que já pertenceu ao poeta e dramaturgo Federico García Lorca; “Homem com a cabeça cheia de nuvens”, de 1936 e que faz alusão ao também surrealista René Magritte; e “O piano surrealista”, de 1937, em colaboração com os Irmãos Marx.

Compõem a exposição 24 pinturas, 135 trabalhos (gravuras e desenhos), 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes – O cão andaluz (1929) e A idade do ouro (1930), codirigidos por Salvador Dalí e Luís Buñel, e Quando fala o coração (1945), de Alfred Hitchcock, cujas cenas do sonho foram desenhadas pelo artista. A curadoria de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí, propõe um mergulho ao universo onírico e simbólico do pintor catalão, desde a década de 1920 até seus últimos trabalhos.

A retrospectiva de Dalí em São Paulo tem patrocínio das empresas Arteris, IRB Brasil RE e Vivo; copatrocínio da Atento e Banco do Brasil; e apoio de BrasilCap, BrasilPrev, Correios, Grupo Segurador BB Mapfre e Prosegur.

wrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira