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App Store agora aceita cartões UnionPay

De olho no mercado chinês, loja digital da Apple fechou acordo com bandeira dona de 38% de todos os cartões do mundo


17 de novembro de 2014 - 3h18

(*) Por Angela Doland, do Advertising Age

A bandeira de cartão mais comum do mundo não é a Visa e nem a Mastercard. Trata-se da marca chinesa criada há 12 anos UnionPay, que contabilizou 38% do total de cartões em operação no mundo em 2013, contra 24% da Visa e 18% da Mastercard, segundo dados da consultoria britânica RBR. E a partir de agora os consumidores da China, maior mercado global de smartphone, podem usar os plásticos da UnionPay para pagar comprar feitas na App Store da Apple, informou a companhia nesta segunda-feira 17.

A ação é um passo adiante nos planos da Apple para o setor de pagamento móvel na China, país onde pagar táxis, restaurantes e compras via smartphone é uma prática bem desenvolvida. O Apple Pay ainda não está em funcionamento na China, mas circularam boatos sobre uma possível colaboração com a gigante de e-commerce Alibaba e sua solução de pagamento Alipay após seu fundador Jack Ma afirmar que estava aberto a ideia.

No curto prazo, o acordo com a UnionPay facilitará as compras de muitos consumidores na App Store. Apoiada pelo governo, a UnionPay tem maior entrada no mercado do que as marcas internacionais na China, país que prometeu abrir seu mercado de cartões após uma decisão do Organização Mundial do Comércio ter apontado que as empresas estrangeiras são discriminadas por lá. De acordo com comunicado da Apple, a UnionPay já emitiu 4,5 bilhões de cartões.

Pedido dos clientes
“A possibilidade de adquirir apps e fazer compras usando cartões UnionPay tem sido um dos pedidos mais recorrentes dos consumidores na China”, afirma Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e de serviços de internet da Apple. Ainda segundo o executivo, a nova parceria oferece uma maneira conveniente para comprar apps com apenas um clique. Existem alguns meios de pagamentos disponíveis na App Store: cartões internacionais, contas pré-pagas ou cartões de presente online.

Segundo Junde Yu, vice-presidente da AppAnnie para Ásia e Pacífico, o negócio com a UnionPay será mais útil para estudantes do segundo grau e da faculdade e para trabalhadores menos qualificados que não são usuários típicos de cartão de crédito internacionais.

“A Apple está preparando seu caminho para o futuro porque a China oferece um grande mercado para eles”, afirma Yu. A China ocupou a segunda posição global em termos de download do sistema iOS em setembro e a terceira no que diz respeito a receita, atrás apenas de Estados Unidos e Japão.

“Acredito que seja um começo em termos de oferecimento de infraestrutura e de construção de parcerias mais formais na China. O Alipay e o sistema de pagamento do WeChat, da Tencent, também podem ser parceiros valiosos. O mercado de apps na China é relativamente novo, embora pagar por coisas mais caras no celular seja comum. As pessoas estão acostumadas a pagar por vários tipos de serviço, como táxis, bilhetes de trem, restaurantes e compras na internet, porque a China, como maior país mobile, é muito rápida em desenvolver um conjunto de serviços para oferecer conveniência, produtos e serviços para as massas de consumidores”.

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