Bud perde lugar para cervejas artesanais

Buscar

Bud perde lugar para cervejas artesanais

Buscar
Publicidade

Marketing

Bud perde lugar para cervejas artesanais

Nos Estados Unidos, marca segue perdendo mercado entre os jovens e trabalha em estratégias para recuperar seu apelo junto ao público com menos de 30 anos


27 de novembro de 2014 - 2h06

O consumo de cervejas artesanais ultrapassou o da marca Budweiser nos Estados Unidos. A Bud, símbolo norte-americano, distribuiu 16 milhões de barris da bebida no ano passado, de acordo com a Beer Marketer’s Insights. Já as cervejarias artesanais do país comercializaram 16,1 milhões de barris.

Segundo a Brewers Association, cervejas artesanais compõem cerca de 14% do mercado nos EUA – o que movimenta por volta de US$ 100 milhões anualmente – e, por serem mais versáteis, são mais populares entre jovens de 21 a 34 anos, público que mais consome a bebida, segundo a associação. Somadas, as vendas de marcas como Allagash, Lagunitas, Dogfish Head, tirariam da Bud o posto de terceira cerveja mais vendida nos EUA e ficariam atrás apenas de Bud Light e a Coors Light, primeiro e segundo lugares, respectivamente, aponta a Information Resources Inc. (IRI).

O declínio da Budweiser vem acontecendo há cerca de dez anos, quando comercializava em torno de 30 milhões de barris por ano. Em 1988, eram 50 milhões. Em contrapartida, o crescimento das marcas artesanais na última década foi mais sutil que o declínio da Bud. Em 2003, menos de dez milhões de barris foram vendidos.

Por conta dessa situação, a Anheuser-Busch Inbev, distribuidora da Budweiser, investe em uma nova estratégia de marketing, focada nos jovens, para reposicionar a marca. Segundo informações da AB Inbev, 44% dos norte-americanos entre 21 e 27 anos nunca provaram sua cerveja.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas