Marketing
Brasil perde valor de marca em lista global
País cai duas posições no ranking Brand Finance Nation Brands e fica em décimo lugar
País cai duas posições no ranking Brand Finance Nation Brands e fica em décimo lugar
Meio & Mensagem
11 de dezembro de 2014 - 4h15
O governo brasileiro acreditava que a Copa do Mundo seria uma grande vitrine para o País e alavancaria a economia, mas os protestos em torno do torneio, as falhas na organização e a desaceleração do consumo causaram um efeito contrário na imagem do Brasil. Pelo menos essa é a constatação do ranking anual da Brand Finance Nation Brands, divulgado essa semana pela Brand Finance.
O Brasil perdeu duas posições na lista, caindo de oitavo para décimo. O valor de marca do País chegou a US$ 1,4 trilhão, o que representou uma queda de 5%, uma das maiores do mundo. Para realizar o relatório, a consultoria avalia a economia, a imagem, o desempenho e o impacto de mercado.
Índia e Austrália, que passaram o Brasil no ranking, subiram para a oitava e a nona posição, respectivamente. A Índia, com um crescimento de 19%, atingiu o valor de marca de US$ 1,6 trilhão. Já a Austrália subiu 24%, uma das maiores ascensões, e chegou a US$ 1,5 trilhão.
Os cinco países no topo da lista mantiveram suas posições de 2013. Os Estados Unidos, novamente em primeiro lugar, somaram US$ 19,3 trilhões, valor três vezes maior do que o segundo colocado, a China, com US$ 6,3 trilhões. A marca Estados Unidos deverá continuar liderando a listagem nos próximos anos, segundo o relatório. Em seguida, aparecem Alemanha (US$ 4,3 trilhões), Reino Unido (US$ 2,8 trilhões) e Japão (US$ 2,4 trilhões). A lista dos dez primeiros inclui ainda Canadá (US$ 2,2 trilhões), em sexto, e França (US$ 1,9 trilhão), em sétimo.
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