Disputa entre Google, Apple e montadoras

Buscar

Disputa entre Google, Apple e montadoras

Buscar
Publicidade

Marketing

Disputa entre Google, Apple e montadoras

Empresas possuem objetivos comuns, mas diferentes interesses e preocupações que podem colocar a relação de parceria em risco


17 de dezembro de 2014 - 11h41

Do ProXXIma (*)

Quando empresas automotivas fazem negócios com a Apple ou com o Google elas preferem utilizar o termo “parceiro” – não fornecedor.

No caso do CarPlay da Apple e do Android Auto do Google – duas novas interfaces eletrônicas desenvolvidas para permitir que motoristas utilizem aplicativos de seus smartphones em telas embutidas nos veículos – está cada vez mais claro que essas companhias tornarão-se mais do que apenas “parceiras”.

Atualmente, Apple, Google e fabricantes de automóveis estão trabalhando em prol de um objetivo comum: unir veículos e smarphones para que os motoristas mantenham-se conectados de forma segura enquanto dirigem. No entanto, os interesses individuais estão começando a vir à tona e surge a expectativa em torno de possíveis tensões envolvendo segurança, privacidade e lucros.

Para entender o cenário, temos como exemplo o WhatsApp, um aplicativo que proporciona a troca de mensagens entre pessoas gratuitamente pela internet. Embora a base de usuários nos EUA seja relativamente pequena, a ferramenta é muito popular na Europa e conta com mais de 600 milhões de usuários globalmente, o que o torna o serviço de mensagens mais popular do mundo.

Assim, o WhatsApp seria perfeito para o CarPlay e Android Auto. Afinal, um dos principais motivos de as montadoras adotarem essas interfaces é aproveitar a tecnologia de reconhecimento de voz, o que solucionaria o problema de motoristas que querem utilizar seus smartphones no trânsito.

Mas, não é tão simples assim.

Durante o Los Angeles Auto Show, o Google demonstrou que o Android Auto poderá ler para o motorista as mensagens recebidas via WhatsApp, além de permitir que o usuário dite a resposta. Já o CarPlay, por outro lado, não tem suporte para o app de mensagens. A Apple, conhecida pelo controle que exerce sobre seus produtos, confirmou que as ferramentas estão indisponíveis. As únicas opções são utilizar a função de texto do celular e serviços de mensagens que são propriedades da empresa, como iMessage, concorrente do WhatsApp.

De quem é o produto?
A ausência do WhatsApp parece ser um pequeno problema.

Historicamente, as montadoras sempre obtiveram controle quase total sobre o conteúdo dos seus veículos, atendendo aos desejos dos consumidores. Nesse caso, porém, a Apple tomou a decisão; as fabricantes terão de conviver com isso.

Algumas fabricantes entrevistadas pelo Automotive News afirmaram ter ajudado a desenvolver diretrizes para aplicativos em grupos como Open Automotive Alliance do Google. Entretanto, elas não participaram das aprovações individuais.

Dezenas de montadoras já firmaram compromisso com o CarPlay e Android Auto, com a expectativa de iniciar 2015 de forma cautelosa. Audi, Honda, Hyundai e Volvo devem ser os primeiros a utilizar as tecnologias nos modelos mais populares nos Estados Unidos.

Um conflito “pré programado”
É difícil prever como será essa nova relação. Mas está claro que a Apple, o Google e as fabricantes de automóveis têm diferentes interesses financeiros e visões sobre como os apps devem operar nos veículos.

Segundo Jorg Brakensiek, que lidera um grupo técnico da Car Connectivity Consortium, as montadoras estão mais receosas do que a Apple e o Google em relação à violação de privacidade e distração no trânsito.

Assim, a possibilidade de tensões e conflitos entre empresas parece cada vez mais iminente.

Diferentes estilos
Por enquanto, o único aplicativo externo que a Apple aceita são os serviços de áudio em streaming. Ferramentas como Spotify, iHeartRadio e Stitcher estão disponíveis na plataforma, embora sejam concorrentes do iTunes Radio.

O Android Auto, por outro lado, oferece suporte para inúmeros aplicativos de mensagem além do WhatsApp. Além disso, no mês passado, a companhia deu um passo à frente da Apple e lançou um software kit que permite que qualquer desenvolvedor crie códigos para veículos.

No mesmo instante, a Honda anunciou a abertura de uma pequena garagem em Mountain View, Califórnia, onde desenvolvedores poderiam testa aplicativos do Android Auto em um Honda Civic e receber feedback de engenheiros da montadora.

A plataforma do Google requer que esses aplicativos externos se encaixem em um template, forçando-os a seguir algumas restrições. Além disso, existe um regime de testes para garantir que os apps podem ser utilizados de maneira segura em um automóvel em movimento.

* Por Gabe Nelson, repórter da Automotive News para o Advertising Age
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira