Samsung revive o envio de cartões postais

Buscar

Samsung revive o envio de cartões postais

Buscar
Publicidade

Marketing

Samsung revive o envio de cartões postais

Criada pela Cheil, ação convida público a resgatar a tradição de enviar mensagens para as rádios na Coréia do Sul


19 de dezembro de 2014 - 8h35

(*) Por Angela Doland, do Advertising Age

Por volta da década de 1970, os ouvintes de rádio na Coréia do Sul costumavam mandar cartões postais para DJs em que pediam músicas e contavam suas histórias. Eles esperavam ouvir no ar seus contos de amor, decepção, ou apenas as fofocas. Para chamar a atenção dos diretores das rádios, decoravam os pedidos com desenhos elaborados ou tipografias especiais, esperando que a mensagem fosse destacada.

Com a ascensão da internet e das redes sociais, o costume morreu, mas a Samsung decidiu retomar a tradição em uma campanha idealizada pela agência Cheil. A empresa de eletrônicos, em parceria com a rádio MBC da Coreia, encoraja as pessoas a fazerem cartões postais digitais utilizando o modelo Galaxy Note and S Pen. (Eles também aceitam as inscrições tradicionais no papel de cartão postal).

A ação teve 8,565 inscrições, sendo que cerca de 40% usaram o celular. O conteúdo enviado pelo público foi variado, alguns relembraram a antiga tradição do rádio, e outros demonstraram ser parte da geração digital com nenhuma experiência em escrever cartões postais.

"Esta foi uma oportunidade para eles aprenderem o que significa ser analógico, já que toda a vida deles têm sido muito voltada para o digital", disse Dong-ouk Seo, executivo de contas responsável pela campanha. A Coréia do Sul é um dos países mais conectados do mundo.

Os temas dos cartões postais variaram, “desde histórias de amor, fofocas de escola, para celebridades, amizade e festas de família", disse o executivo. "A maioria das histórias são sobre a vida humana, o que as torna felizes e tristes", conta. Eles poderiam escrever para compartilhar boas notícias – um casamento, a entrada na universidade – ou más – a perda de um negócio, ter com o coração partido.

As novas chamadas tinham temas semelhantes, uma pessoa escreveu sobre a felicidade de ver seu pai com seu filho bebê, enquanto várias pessoas de 20 e poucos anos escreveram sobre suas esperanças e incertezas em relação às carreiras.

A rádio MBC conta com 3,5 milhões de ouvintes mensais e patrocinava uma exposição de cartões postais anual até 2004. A campanha da Samsung foi a primeira a retomar a prática desde então. As melhores criações foram exibidas em uma galeria na capital Seoul do dia 25 de novembro a 4 de dezembro. A mostra ainda ficará exposta por um mês a partir desta sexta-feira 19, na entrada do prédio da MBC em Seoul. 

Confira alguns dos cartões enviados para a rádio.

wrapswrapswrapswrapswraps

Tradução: Amanda Boucault 

Publicidade

Compartilhe

Veja também