NRF 2015: Uma ode à vida real

Buscar
Publicidade

Marketing

NRF 2015: Uma ode à vida real

?Por favor, não abusem no uso da tecnologia; as pessoas também querem viver, acreditem?


12 de janeiro de 2015 - 3h50

(*) Por Tiago Lara, para o Meio&Mensagem

Essa frase de Paraag Marathe, presidente do time de futebol americano San Francisco 49ers, deu o tom do que veríamos no primeiro dia da NRF 2015.

O evento, apesar de carregado de mantras e jargões marqueteiros, começou bastante pragmático, direto e eficiente. Nas apresentações do dia, os palestrantes mostraram como a tecnologia está sendo usada para potencializar a experiência vivida e não apenas sendo a experiência em si.

Paraag, mostrou por exemplo, que apesar dos 49ers terem um sistema sofisticado de coleta e cruzamento de dados que consegue saber, entre outras coisas, quais situações de jogo e momentos da partida vendem mais merchandising e comida, não deixam a tecnologia invadir a experiência no mundo real. A hora do jogo é sagrada para os fãs. O mesmo se ouviu de James Curleigh, presidente da Levis: "o Jeans 511 é um mito, a tecnologia não irá transformá-lo, mas permitir que ele chegue à qualquer lugar na hora e no tamanho que o consumidor quiser. Isso irá potencializar a realização e a mítica por trás do modelo."

A NBA, por sua vez, abriu 100% das estatísticas dos jogos, inclusive às dirigidas a treinadores, para os fãs (com um compilado incrível desde 1946, disponível em nba.com/stats),  levando-os a estenderem a experiência do jogo por muito mais tempo e consequentemente expandindo o volume comercializado de seus produtos.

Com uma geração nova de consumidores que buscam viver a vida com mais intensidade e valorizando experiência e não apenas posse, as marcas precisam buscar formas reais e não apenas traquitanas para expandir sua relação. Desta forma, encarar a "imperfeição" foi a provocação final do dia. Se a vida não é perfeita, nem mesmo a foto que tratamos para o Instagram é, por que esperamos tanto para colocar algo em prática? Por que não testamos e evoluímos em uso? Não é assim na vida real?

Tiago Lara é diretor de planejamento da Leo Burnett Tailor Made

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira