Copa América agita cidades dos EUA

Buscar
Publicidade

Marketing

Copa América agita cidades dos EUA

Edição que marca o centenário da competição de futebol tem 24 cidades candidatas a sede


15 de janeiro de 2015 - 7h47

O futebol já deixou de ser um esporte de nicho para se tornar uma das modalidades mais praticadas e assistidas nos Estados Unidos. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, por exemplo, 200 mil americanos vieram ao País, maior contingente de estrangeiros. Além disso, a audiência dos jogos da seleção norte-americana superou os números das finais da NBA (liga de basquete) e da MLB (liga de baseball).

Reflexo do grande interesse do público e do imenso potencial do mercado, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) escolheu os Estados Unidos para sediar a Copa América Centenário 2016, edição que celebra os 100 anos da competição entre seleções mais antiga do mundo da bola. E nesta semana os organizadores divulgaram que 24 cidades demonstraram interesse em sediar os jogos.

São elas Atlanta, Baltimore, Boston, Chicago, Cleveland, Dallas, Denver, Detroit, Filadélfia, Houston, Indianapolis, Jacksonville, Kansas City, Los Angeles, Nashville, New York, Orlando, Phoenix, Saint Louis, San Diego, San Francisco, Seattle, Tampa e Washington. O prazo para inscrições e apresentações de propostas termina em 16 de março e as sedes escolhidas serão reveladas em maio.

"O nível de interesse das cidades em todo o país tem sido fenomenal. Enquanto estamos apenas começando a nos preparar para sermos os anfitriões, já podemos perceber o impacto e interesse que este torneio terá com os fãs de futebol de todo os Estados Unidos”, diz Sunil Gulati, presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF, na sigla em inglês). Os organizadores devem escolher entre oito e 13 estádios para o torneio.

Estão confirmados na Copa América Centenário as 10 seleções da Conmebol (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), além de Costa Rica, Jamaica, Estados Unidos e México da Confederação do Norte, América Central e Associação Caribenha de Futebol (Concacaf), que indicará ainda outras duas equipes.

A competição, organizada pela Wematch, joint venture formada pela Traffic Sports, Torneos e Full Play, ainda não apresentou seu plano comercial, o que deve acontecer após a realização da Copa América do Chile deste ano.

Mercado doméstico
O crescimento do interesse dos americanos pelo futebol pode ser medido pelo desenvolvimento da Major League Soccer (MLS), criada após o Mundial de 1994, sediado nos Estados Unidos. A liga, que completa 20 anos em 2015, desenvolveu um plano estratégico que tem como objetivo transformá-la em uma das principais ligas do mundo até 2022. O novo contrato de direitos de transmissão é de US$ 1 bilhão. O primeiro contrato do gênero assinado pela liga há quatro anos era de US$ 68 milhões. A temporada 2015/2016 começa em março e marca a estreia do Orlado City, time do empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva que contará com o craque Kaká. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras