Foo Fighters: show com ar de festival

Buscar
Publicidade

Marketing

Foo Fighters: show com ar de festival

Volta da banda ao País depois de três anos atrai patrocinadores e ativações de Sky e Jeep. Fã-clube promove flash mob


21 de janeiro de 2015 - 8h57

wraps

Em abril de 2012, na primeira edição do Lollapalooza no Brasil, organizado na época pela Geo Eventos, o frontman do Foo Fighters, Dave Grohl, tinha avisado no palco que eles voltariam e que não ficariam mais tão afastados do público brasileiro, um dos mais entusiastas do grupo. Tinha sido um hiato de 11 anos. A primeira vez deles no País tinha sido no Rock in Rio 2001. A espera, desta vez, não foi tão longa. Quase três anos depois, eles retornam para um show que promete durar mais do que duas horas. Com as vendas de ingressos abertas em outubro passado, os fãs trataram de correr para garantir seu acesso a uma das quatro apresentações programadas para o Brasil: Porto Alegre (nesta quarta-feira, 21), São Paulo (na sexta-feira 23), Rio de Janeiro (domingo 25) e Belo Horizonte (quarta-feira 28). Logo a pré-venda se esgotou e os ingressos para as pistas premium também. Embora a Time For Fun (T4F), que está trazendo os Foo Fighters de volta, não revele números totais, a empresa comemora as vendas como o grande momento do primeiro semestre para um show solo.

A verdade é que a apresentação tornou-se mais do que um show solo. Virou um minifestival. O grau de atratividade da banda junto ao público se reflete na conquista de dois patrocinadores. Estão no show as marcas Sky e Jeep. As duas têm ações para ativar o patrocínio. A Sky iniciou sua estratégia na terça-feira 13 com o Sky Truck, caminhão que levou uma banda cover para duas regiões de São Paulo. As pessoas que passavam pelo local podiam interagir com o grupo e fazer brincadeiras por meio de um controle remoto, com botões que levavam a acelerar o som, diminuir o ritmo ou trocar de camiseta. Ao final, ganhavam ingressos. Confira o vídeo da ação aqui.

No show de São Paulo, no Morumbi, o Sky Truck estará no estádio com uma “loja de discos” onde as pessoas poderão tirar fotos para subir na web com a hashtag #skytruck. As ações foram criadas pela Aktuell Mix. Além disso, a Sky fará a transmissão dessa noite via Sky Live, sua plataforma para shows. Para ver a apresentação deve-se acessar o site ou o perfil da Sky Live no Facebook (leia também "Para quem não quer perder o Foo Fighters").

A plataforma fez 11 transmissões de shows em 2014 e a meta é manter essa média neste ano. Além do Foo Fighters, a Sky patrocina o show de Ed Sheeran e o Rock in Rio. A marca patrocinou mais de 70 apresentações no ano passado, além de dois festivais (Villa Mix e Z Festival).
 

A Jeep, por sua vez, terá duas pistas de obstáculos em Porto Alegre e Belo Horizonte para simular ações radicais com os carros da marca. Em São Paulo e no Rio será exibido o modelo Renegade, a ser produzido na nova fábrica em Pernambuco neste primeiro trimestre.

O Multishow transmitirá ao vivo e na íntegra o show do Rio, no Maracanã. O grupo inglês Kaiser Chiefs abre a turnê para a banda, depois de os Raimundos, primeira atração desse "minifestival" no Brasil – a T4F organizou ainda o giro por Chile e Argentina. A transmissão na TV não inclui a apresentação do Kaiser Chiefs (o show da banda fica apenas para quem for ao estádio). O Foo Fighters nasceu por obra de Dave Grohl, ex-Nirvana, que se trancou num estúdio após a morte de Kurt Cobain e gravou sozinho todas as músicas do álbum de estreia. A turnê deste ano apresenta o mais recente lançamento do grupo: Sonic Highways, que gerou também um documentário exibido na TV.

Flash mob

Na noite em que se apresentaram no Lollapalooza Brasil, a banda foi surpreendida por um flash mob organizado por um fã-clube, o Foo Fighters Brasil. Na ocasião, diversas placas de papel foram erguidas em um trecho da música Best of You (confira mais abaixo, especialmente a partir de 03:00). O momento foi registrado na transmissão feita pelo Multishow e Dave Grohl agradeceu a ação no palco. Desta vez, o mesmo fã-clube promove pela web dois novos flash mobs para as apresentações do grupo. Os criadores optaram por ações neutras, já que a banda passa por regiões distintas.

O primeiro flash mob acontecerá quando a banda estiver tocando The Pretender. No último refrão da música, os fãs jogarão papel vermelho para representar uma explosão. O segundo será com Best of You, no mesmo momento em que as plaquinhas de papel subiram no Lollapalooza, em 2012. Mas agora a ação consiste em levantar “luzes”, como aplicativos de lanternas de celular, isqueiro e câmera para iluminar o show. Resta ver como os flash mobs se desenvolverão nas quatro apresentações do Foo Fighters no Brasil. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as seis etapas do principal campeonato de Surf do Brasil

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso