Windows 10: a volta para o futuro?

Buscar
Publicidade

Marketing

Windows 10: a volta para o futuro?

Sites americanos especializados celebram a nova versão como um motivo para voltar a amar os softwares da empresa de Bill Gates


22 de janeiro de 2015 - 6h18

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira, 21, o Windows 10 que talvez seja a melhor versão dos sistemas operacionais da família Microsoft até aqui, desde o malfadado lançamento do Windows Vista (sexta versão do sistema) em 2007. Ainda não há data prevista para o download comercial do Windows 10. Mas, desde já, os usuários de Windows 7.1 e Windows 8 estão avisados que farão o upgrade gratuito. O sistema também estará disponível para quem se inscreveu no pré-lançamento (Microsoft Insider).

A primeira coisa a se observar é que a Microsoft, finalmente, trabalhou bastante para conectar todos os seus dispositivos com os seus próprios aplicativos. Assim, O Microsoft Office, o Outlook e outros apps funcionam de forma sincronizada em todos os dispositivos (desktop, tablet, celular). Como pano de fundo, o Cortana (o assistente de voz) está por toda parte e trabalha como uma linguagem natural e faz as vezes de assistente pessoal do usuário (assim como o Siri, da Apple).

A Microsoft aproveita várias deixas do que acontece no mundo da tecnologia. Uma delas é a entrada em realidade virtual, com os óculos HoloLens, que criam um sistema de sobreposição de imagens holográficas sobre o mundo real.

Unificação fixa e móvel
Desde o Windows 8, a Microsoft tentava unificar o funcionamento do sistema operacional em dispositivos móveis e nos desktops e notebooks. Agora, além de fazer isso com o Windows 10, também trabalho no visual do padrão. O acesso a outros dispositivos fica mais fácil com as opções de WiFi e Bluetooth, assim como a transição de um equipamento fixo (com mouse) para uma tela touch (como um tablet). Essa migração de ambiente não-touch para touch é possível com o recurso Continuum.

Aparentemente, a vontade de unificar o sistema operacional para todos os dispositivos (e deixar de ser fixo ou móvel) será satisfeita pelo Windows 10, que também valerá para telefones móveis. Uma versão adaptada do padrão reorganiza a interface para dispositivos com telas de dimensões inferiores a 8 polegadas. O Skype, de propriedade da Microsoft, se integrará ao aplicativo de mensagens. E existe a promessa (não cumprida pelo Windows Phone) de que aplicativos de terceiros como o Instagram funcionarão perfeitamente no Windows 10.

Nessa função de migrar de um ambiente para o outro, o Cortana deixa o ambiente móvel para ser também do desktop. Segundo a apresentação dos executivos da Microsoft, liderada pelo chefe de Windows, Terry Myerson, o Cortana responderá consultadas faladas ou digitadas, buscará documentos locais e também os armazenados no OneDrive (a nuvem da Microsoft). Também oferecerá links da internet e outras sugestões e será integrado ao novo app Maps. Fará, ainda, notificações com base no que o usuário possa estar interessado como rastreamento de voos, esportes ou quaisquer outras coisas que o usuário tenha procurado antes.

O discurso de unificação dos dispositivos é oposto ao que a Apple faz ao separar o mundo fixo (OSX) do móvel (iOS). A Microsoft promete que será possível executar o PowerPoint a partir de um celular, inclusive com impressão de documentos sem fio.

Outlook e Spartan
O e-mail da Microsoft, o Outlook, por exemplo, tem interface para exclusão e sinalização de mensagens e a versão para desktop é muito mais clean do que a versão atual. As fotos poderão ser baixadas diretamente para o OneDrive e serão compartilhadas em todos os dispositivos. Eventuais fotos duplicadas serão removidas, ou seja, será possível organizar os álbuns automaticamente.

Como já antecipado por vários sites, o browser Internet Explorer deve começar a ser substituído pelo que, por ora, tem o codinome de Projeto Spartan. O Spartan tem novas funcionalidades em relação ao Explorer e integra-se a outros serviços da Microsoft. Existe um modo anotações, um modo leitura e um Cortana particular.

O OneDrive, que é o serviço de nuvem da Microsoft, recebe um upgrade porque será a espinha dorsal das aplicações unificadas e será por meio dele que a sincronização dos vários dispositivos se viabilizará. Por ora, os recursos novos estão sendo finalizados.

Talvez uma das melhores jogadas do Windows 10 seja em relação aos games. Durante o evento, a Microsoft anunciou o lançamento do aplicativo Xbox para máquinas equipadas com Windows 10. Será possível, com isso, conversar com outras pessoas por meio do Xbox Live e ter, no desktop, os resultados dos games. Ainda, os jogos de Xbox poderão ser exportados para um tablet equipado com Windows 10 e vice-versa.

O lançamento do Windows 10 com tantas inovações é uma tentativa da Microsoft – e do CEO Satya Nadella, que sucedeu Steve Ballmer em fevereiro do ano passado – de voltar ao futuro. Ao futuro das coisas, à internet das coisas, ao futuro em que já navegam concorrentes como Apple e Google. E também de deixar para trás as milhares de falhas e péssimas experiências com Windows 8 e Windows Phone. Se as novidades anunciadas cumprirão as expectativas, só o futuro dirá.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira