NFL faz filme contra violência doméstica

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NFL faz filme contra violência doméstica

Após escândalos envolvendo jogadores, liga dará tempo de TV durante Super Bowl para a ONG No More


27 de janeiro de 2015 - 3h44

(*) Por E.J. Schultz, do Advertising Age

A NFL, que esteve no foco das atenções nessa temporada pela maneira como lidou com os casos de violência doméstica envolvendo seus atletas, usará um pouco do seu tempo de tempo nos intervalos comerciais do Super Bowl para uma campanha contra a violência doméstica.

A liga futebol americano doará 30 segundos do intervalo do primeiro quarto da partida para a ONG No More, organização criada em 2013 para combater a violência doméstica e o abuso sexual. A NFL cobriu os custos da produção criada pela Grey, agência da liga, que não cobrou pelos seus serviços. A Grey também produzirá um anúncio institucional para NFL que será exibido durante o jogo.

O comercial apresenta uma mulher ligando para o serviço de emergência (911 nos Estados Unidos). Ela finge pedir uma pizza enquanto alerta o operador de que o abusador está em sua casa. A produção, que não inclui nenhum símbolo da NFL, convida a audiência a visitar o site nomore.org.

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A No More veiculou mensagens do gênero durante toda a temporada da NFL e registrou um aumento de visitas ao seu site. A ONG deve publicar o vídeo em seu website em breve. A NFL compartilhou o comercial em primeiro mão com o Wall Street Journal.

“Aprendemos com os primeiros comerciais para a No More que falar de violência doméstica usando exemplos da vida real é impactante”, disse um porta-voz da NFL por email para o Ad Age. “A Grey quis continuar a abordagem de diálogo com o mundo real e procurou criar um comercial inspirado em ligações reais de vítimas de violência que buscaram ajuda com o disfarce de pedir uma pizza”, complementou.

A NFL tem sido criticada nesta temporada pela maneira como disciplinou os jogadores acusados de violência doméstica. O tema dominou as manchetes por várias semanas no ano passado quando surgiu um vídeo do então jogador do Baltimore Ravens Ray Rice espancando a mulher.

Se a audiência dos jogos aparentemente não sofreu impacto, a percepção da liga caiu, de acordo com o YouGov BrandIndex. O YouGov, que mede diariamente a percepção dos consumidores em relação às marcas, afirmou na semana passada que a nota da NFL atualmente é metade da registrada há um ano. A boa notícia para a NFL é que o buzz positivo mantém tendência de alta desde meados de dezembro com o fim da temporada regular e o começo do playoff.

A ação da ONG no Super Bowl acontece no momento em que o grupo de direitos das mulheres chamado UltraViolet está atraindo mais atenção para a campanha que ataca diretamente o modo como a NFL e o comissário Roger Goodell lidaram com os casos de violência doméstica. Um dos anúncios online mostra um jogador de futebol americano dando um tackle (jogada em que um atleta derruba o outro) em uma mulher enquanto a locução diz “vamos tirar a violência doméstica do futebol”.

Tradução: Fernando Murad

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