Hershey vai imprimir chocolate nos EUA

Buscar
Publicidade

Marketing

Hershey vai imprimir chocolate nos EUA

Impressora 3D CocoJet será instalada permanentemente no Chocolate World, na sede da empresa, em maio


30 de janeiro de 2015 - 12h38

(*) Por Beth Snyder Bulik, do Advertising Age

Precisa de uma paradinha no meio da tarde para comer um chocolate? Vá até a CocoJet 3D e faça uma barra da Hershey. No futuro, cada chocólatra poderá criar sua própria guloseima. Mas por enquanto, os fãs da iguaria terão que ir até a sede da Hershey, na Pennsylvania para conseguir um doce 3D.

Em maio, a empresa planeja instalar permanentemente uma impressora 3D de chocolate no Chocolate World, onde os consumidores poderão pedir seus doces personalizados. A impressora CocoJet foi apresentada primeiramente no Chocolate World, em dezembro, e depois na CES, em Las Vegas, em janeiro.

A Hershey construiu a impressora em parceria com uma das maiores e mais tradicionais companhias de impressão 3D, a 3D Systems. Após apenas seis meses de testes, a equipe já está na quarta versão da impressora e possui um número semelhante de receitas. O processo de impressão pode demorar desde alguns minutos até uma hora ou mais, dependendo da complexidade do desenho.

wraps

“Essa tecnologia será fundamental para a forma como as pessoas vão interagir com a comida no futuro”, diz Jeff Mundt, gerente de marketing sênior de tecnologia do centro de inovação da Hershey. “Se não formos para ponta e lideramos o desenvolvimento da comida 3D, alguma outra empresa fará isso, e nós somos pura inovação”.

O executivo afirma que não tem respostas definitivas sobre o que podemos aguardar para o futuro. As iniciativas de impressão 3D estão em fase de descoberta, absorvendo opiniões de consumidores e parceiros.

“Nossa abordagem é lançar para aprender e não aprender para lançar. Colocar algo na frente das pessoas e ver como elas respondem. Ajustá-lo, voltar com uma nova versão e continuar”, explica Mundt.

O sabor consistente é o segredo da marca Hershey. Nesse caso, isso significa que as receitas 3D – o chocolate é extrudado através cartuchos especiais de metal com orifícios – devem ter o mesmo sabor das barras que eles estão imitando. A empresa já tem equipes de cientistas de alimentos e especialistas sensoriais dedicados a garantir que o sabor, a consistência e a textura da marca estejam em todos os produtos. O chocolate 3D é apenas outro item dentro do controle de qualidade. Por enquanto, a impressão 3D na Hershey significa que os consumidores podem encomendar a cobertura de um bolo de casamento ou um cartão comestível. Mas no futuro pode oferecer outros usos.

A exposição no Chocolate World atrairá a atenção de curiosos e de entusiastas de customização assim como da mídia em geral. A impressora 3D da companhia já apareceu no "Good Morning America" no fim de dezembro após a equipe imprimir barras com imagens dos apresentadores.

“Descobrimos no Chocolate World que quando os consumidores podem se envolver com o chocolate em situações além de ir a uma loja, comprar um produto e comê-lo significa muito mais para eles. Há muitas outras formas de se envolver com o chocolate agora”, afirma Mundt.

De acordo com estimativas do Gartner, o mercado de impressoras 3D, do qual o setor alimentício é ainda uma pequena parte, atingirá a marca de US$ 6,9 bilhões em vendas até 2018. Neste ano o segmento deve movimentar US$ 789 milhões. A Nasa, por exemplo, tem testado a tecnologia como uma alternativa para alimentar os astronautas no espaço, enquanto o governo norte-americano pensa em usar para dar comida a tropas no campo.

“Não temos um objetivo final em mente. Estamos trabalhando nessa direção. A beleza da impressão 3D é que você pode fazer algo que você jamais poderia com um molde. Podemos usar a tecnologia para criar algo que talvez ninguém nunca pensou ou experimentou”, opina Mundt.

Tradução: Fernando Murad

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras