Foco na execução, a lição dos inovadores

Buscar

Foco na execução, a lição dos inovadores

Buscar
Publicidade

Marketing

Foco na execução, a lição dos inovadores

Fast Company elege Warby Parker, fabricante de óculos, como a companhia número 1 em sua lista anual das empresas que mais inovam. Apple ocupa o 2º lugar, seguida de Alibaba; 72 and Sunny entra no top 50


9 de fevereiro de 2015 - 4h20

wraps

A revista Fast Company revelou nesta segunda-feira, 9, as empresas que entraram em sua lista anual das 50 companhias mais inovadoras. O topo da lista ficou com a Warby Parker, fabricante de óculos baseada em Nova York que surgiu há cinco anos com a proposta de vender pela internet seus produtos com belo design e preços vantajosos. Ela nasceu como e-commerce, mas ampliou seus negócios para o off-line e atualmente conta com dez lojas. O segundo lugar do ranking 2015 das 50 mais inovadoras coube à Apple, que não tinha figurado no top 10 do ano passado. O Alibaba obteve a terceira posição. A lista completa pode ser vista aqui.

A Warby Parker conquistou uma boa ascensão na lista da Fast Company. No passado, a empresa, que já foi chamada de a Netflix dos óculos, havia entrado no ranking na 17ª posição – naquele ranking o grande destaque ficou com o Google. Se no ano passado a revista destacou que a marca de óculos abriu quatro lojas e obteve investimentos de US$ 41,5 milhões vindos de um fundo, desta vez a publicação salientou que a empresa teve uma receita superior a US$ 100 milhões no último exercício. O primeiro lugar entre os mais inovadores lhe foi atribuído porque, ao longo de sua curta história, a companhia se transformou de um nicho da web para o exemplo mais quente do varejo off-line, com um ritmo de vendas que faz concorrência à carismática Tiffany & Co, de acordo com a Fast Company.  

"Quando lançamos a empresa, muitas pessoas nos definiram como uma companhia de e-commerce. Mas nós nunca nos vimos como uma companhia de e-commerce”, conta Dave Gilboa, co-CEO da Warby Parker. “O único produto que vendemos agora são óculos, mas pensamos que nossa marca pode significar muito mais do que isso por um largo período de tempo”, completa. A Fast Company pondera que algumas startups de e-commerce se mostraram promissoras nos últimos cinco anos. É o caso do Groupon que chegou a comprar espaço em um dos milionários intervalos do Super Bowl, embora não tivesse prestado muita atenção à satisfação dos clientes com o serviço. No caso da Warby Parker, outra razão do sucesso é que seus fundadores – Gilboa e Neil Blumenthal, co-CEO – colocaram muito foco na marca e na execução. Para Blumenthal, deliberar ou discutir ideias com atenção antes de tomar uma decisão é o que explica os resultados obtidos até agora.

wraps

Outros destaques dos mais inovadores

O ranking 2015 da Fast Company traz diversas companhias de tecnologia. O Google, que tinha sido a número 1 no ano passado (leia mais em "Google supera Nike como empresa mais inovadora"), ficou em quarto lugar na lista. O Instagram vem na sequência. Duas montadoras fazem parte do top 50: Tesla e Toyota. A Kickstarter entrou na 33ª posição. Já a Samsung, em 41ª. A única agência de pubicidade a figurar nesse ranking foi a 72 and Sunny, no 43º posto. A L’Oréal fecha a lista.

Nas listas feitas por setores, chama atenção a focada em publicidade e marketing, com a participação de duas agências. A Fast Company observa que a boa propaganda de hoje vai muito além da publicidade tradicional. Com projetos como o feito para Starbucks (quando convocou 39 filmmakers para registrar um dia na vida de uma das cafeteiras da rede ao redor do mundo – veja abaixo a ação "Meet me at Starbucks"), a 72 and Sunny lidera o ranking. Em seguida estão Lego, Adam & Eve DDB, Vice, Taco Bell, Percolate, Greenpeace, GE, Beats by Dr. Dre e Newcastle Brown Ale.

Já na parte de mídia, o primeiro lugar ficou com o Washington Post. O segundo coube ao Buzz Feed Video. E a Livestream.com assumiu a terceira posição. Quanto ao entretenimento, a companhia considerada mais inovadora é a HBO, acompanhada por Netflix e Marvel.

No ranking latino-americano, a liderança coube à chilena Algramo, que desenvolveu vending machines para pequenas lojas de bairro, em que os produtos, como sabão em pó, são vendidos a baixo custo por não haver maiores gastos com embalagens (no top 50 das companhias mais inovadoras, o empreendimento chileno figurou em 42º lugar). Na lista latino-americana entrou também a brasileira Reserva, na quinta posição. Um dos destaques da marca foi a campanha “Rebeldes com causa”, com pessoas que ajudaram a melhorar a vida nas comunidades cariocas, como chefes de ONGs e transformadores sociais. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também