Plano de banda larga chega neste semestre

Buscar

Plano de banda larga chega neste semestre

Buscar
Publicidade

Marketing

Plano de banda larga chega neste semestre

Segundo governo, tema pode ser definido como ?serviço público? nas discussões sobre concessão de telefonia fixa


10 de fevereiro de 2015 - 3h02

Ao abrir o Seminário Políticas de (Tele) Comunicações, em Brasília nesta terça-feira, 10, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, prometeu ainda para o primeiro semestre a divulgação do plano de expansão da banda larga. Além disso, afirmou que o tema pode ser definido como “serviço público”, nas discussões sobre concessão de telefonia fixa, para que seja garantido “o direito à comunicação dos cidadãos e cidadãs”.

Com o plano de expansão da banda larga, o poder público pretende que seja garantido o acesso à internet a todos os brasileiros, com preço acessível. O caminho para atingir essa meta seria o das parcerias entre setores público e privado, com este último recebendo incentivos para investir não apenas nas áreas de grande rentabilidade, mas também nas de menor retorno. Por parte do governo, Berzoini garantiu que haverá recursos orçamentários e a possibilidade de ampliação desses recursos.

Já o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, a banda larga não precisa ser considerada um serviço público, como a telefonia fixa. Para ele, o serviço pode ter metas de qualidade e massificação equivalentes às da telefonia móvel, em que as empresas também são obrigadas a prestar serviço em áreas com menor rentabilidade.

Segundo o executivo, já foi dado o pontapé inicial para que o contrato de concessão de telefonia fixa seja revisto, mas será preciso mudança na legislação e envio de uma proposta ao Congresso, de modo que haja segurança jurídica aos futuros investimentos.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas