Marca mais poderosa: Lego supera Ferrari

Buscar

Marca mais poderosa: Lego supera Ferrari

Buscar
Publicidade

Marketing

Marca mais poderosa: Lego supera Ferrari

Ranking elaborado pela Brand Finance inclui ainda PWC, Red Bull, McKinsey, Unilever, L?Oréal, Burberry, Rolex e Nike


18 de fevereiro de 2015 - 4h27

Embalada pelo sucesso do longa-metragem The Lego Movie, lançado no ano passado, a marca dinamarquesa de brinquedos Lego assumiu a ponta da edição 2015 do ranking de marcas mais poderosas elaborado anualmente pela Brand Finance (veja os 10 primeiros colocados abaixo). A marca superou a Ferrari, que caiu do primeiro para o nono posto.

A marca teve um ótimo desempenho no Brand Finance’s Brand Strength Index em métricas como familiaridade, lealdade, promoção, satisfação pessoal e reputação corporativa. “Lego é um brinquedo criativo e envolvente. As crianças adoram a capacidade de construir seus próprios mundos com ele. Em um mundo saturado de tecnologia, os pais aprovam esse retorno ao básico” aponta um trecho do relatório.

No caso da Ferrari, a perda da liderança e de oito posições seria reflexo da falta de títulos da escuderia – o último Mundial de Pilotos foi conquistado com Kimi Raikkonen, em 2007, e o de Construtores em 2008 – e da sinalização de uma mudança na estratégia de vendas da montadora. O ex-presidente Luca di Montezemolo defendia uma produção limitada de carros para assegurar a exclusividade da marca, mas o novo comandante Sergio Marchionne tem dado sinais de um relaxamento nessa política para impulsionar as receitas.

Apesar da queda na lista, a montadora continua em alta. “A Ferrari ainda está em uma ótima posição e seu valor de marca, na realidade, aumentou 18% neste ano indo para US$ 4,7 bilhões. A nova estratégia de capitalizar a marca impulsionará o valor no curto prazo, mas a exploração exagerada pode causar danos duradouros”, aponta David Haigh, CEO da Brand Finance.

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras