A festa dos 450 anos do Rio de Janeiro

Buscar
Publicidade

Marketing

A festa dos 450 anos do Rio de Janeiro

Capital carioca terá um calendário comemorativo ao longo do ano; marcas aproveitam a data e promovem ações temáticas


2 de abril de 2015 - 6h08

Com seus 450 anos recém completados no dia 1o de março, a cidade do Rio de Janeiro terá um amplo calendário comemorativo este ano. Para isso, a Prefeitura criou um Comitê que cuida de todas as atividades, promovidas com o intuito de resgatar o que a capital tem de mais significativo, elevando a autoestima do carioca. A própria marca dos 450 anos, criada pela Crama Design Estratégico, lembra o sorriso de um carioca, com o objetivo de retratar a hospitalidade e o espírito de viver de quem nasce no Rio.

“O calendário comemorativo dos 450 anos é bem extenso, com uma duração de total de 14 meses e mais de 300 iniciativas. Como não poderia deixar de ser, o mês de destaque maior é março, quando a cidade completa oficialmente seus 450 anos. Para comemorar o aniversário com cultura e arte, a Prefeitura do Rio lançará a Maratona Cultural Carioca com shows, peças e exposições gratuitas ou com descontos de 50% nos equipamentos culturais municipais”, explica Isabel Werneck, secretária-executiva do Comitê Rio450.

Como parte destas comemorações foi promovido no dia 28 de fevereiro um megashow gratuito na Quinta da Boa Vista. Estrelas com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho se apresentaram cantando músicas que homenageiam o Rio de Janeiro. A cidade ganhou ainda um novo túnel, o Rio450; além de um selo comemorativo, elaborado pelos Correios.

“O Rio de Janeiro vive um momento muito especial, foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, vai sediar as Olímpiadas de 2016 e ainda passa por uma intensa transformação urbana que vai mudar sua cara. E o fato do Rio completar seus 450 anos apenas um ano antes dos Jogos Olímpicos é uma grande oportunidade, já que os olhos do mundo estão voltados para a Cidade Maravilhosa”, fala.

Isabel diz que o objetivo é entregar uma cidade mais orgulhosa de si mesma e com mais conhecimento sobre sua própria história em 2016. “Assim poderemos receber até melhor os turistas que virão não só de outros países, mas também de outras partes do país. E dentro desta perspectiva, temos certeza que haverá um impulso maior para os negócios”, conclui.

Para engajar as empresas a participarem das comemorações, o Comitê Rio 450 visitou mais de 200 companhias de diferentes portes e segmentos. Entre os destaques estão a Fiat, que lançou o Novo Uno Rio450, com a marca comemorativa estampada na lateral e na traseira do carro, e a TAM, que incluiu o símbolo dos 450 anos na fuselagem de aeronaves da ponte-aérea. Também já incorporaram a marca às suas campanhas de comunicação o shopping RioSul, a Miolo, a Antarctica e a Nestlé, além de entre outras empresas.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também