MillerCoors renova visual para crescer

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MillerCoors renova visual para crescer

Coors Light estreia design de embalagem para cessar queda nas vendas enquanto Miller Lite volta às origens para mirar público bicultural


16 de abril de 2015 - 7h53

(*) Por E.J. Schultz, do Advertising Age

A cervejaria MillerCoors está prestes a apresentar o novo visual de Coors Light, marca que vive uma fase de queda nas vendas. As mudanças na embalagem da cerveja vão focar na herança da marca nascida nas Montanhas Rochosas e darão destaque para a data de fundação, 1978.

Enquanto isso, a companhia vai colocar no ar uma nova campanha para Miller Lite, que também ganhou uma nova embalagem recentemente. Chamada “Bodega”, a ação terá versões em espanhol e inglês, segundo Andy England, chief marketing officer (CMO) da companhia.

Os anúncios, feitos pela TBWA e pela agência hispânica Dieste, são protagonizados por um comerciante bilíngue de nome Fred. “Temos que reconhecer que mais e mais representantes da população latina são genuinamente biculturais e até mesmo bilíngues. E se eles observam uma mensagem em espanhol diferente da que veem em inglês, isso pode ser um desafio”, diz England.

“Temos que contar a mesma história em todas as mídias, tanto em inglês quanto em espanhol”, complementa o executivo. A história que a marca está contando é que Miller Lite é a cerveja das pessoas que querem ser elas mesmas, de acordo com a descrição do CMO.

As mudanças no design de Coors Light não serão tão drásticas quanto as da reformulação de Miller Lite – iniciada no final de 2013 e que trouxe de volta o visual original branco da marca, apresentada em 1975, quando se tornou a primeira cerveja light do segmento mainstream.

No caso de Coors Light, o manuscrito vermelho da marca parece o mesmo, mas “Light” está em uma fonte mais magra, e mais preta do que branca. A principal mudança, de acordo com uma imagem apresentada ao Ad Age, é que a parte frontal da garrafa não mostra mais o termômetro de dois estágios que deixa a imagem das montanhas rochosas azul quando a cerveja está gelada. No entanto, as montanhas continuarão mudando de cor quando o líquido atingir a temperatura certa, disse um porta-voz. O rótulo continuará apresentando a cerveja como "cold lagered," "cold-filtered" and "cold packaged".

Embora o posicionamento gelado permaneça, as mudanças parecem mirar uma ênfase maior na herança da marca Coors Light. “Você pode dizer que a mudança de Miller Lite foi revolucionária e que esta é uma evolução. Representa um novo visual e sentimento para Coors Light e acredito que é necessário para estimular a reconsideração a favor da marca”, aponta England.

Enquanto a Miller Lite se recupera de uma longa recessão, Coors Light continua caindo. A marca chegou a ser a segunda maior cerveja dos Estados Unidos no ano passado, mas as vendas tiveram queda de 3,3% em 2014, segundo dados da Beer Marketer’s Insights. Para efeito de comparação, Miller Lite caiu 1,6% no ano passando, contra uma queda de 7,1% registrada em 2013.

Nas 52 semanas encerradas em 25 de janeiro, as vendas de Miller Lite cresceram 1,9%, chegando a US$ 1,9 bilhão, enquanto Coors Light registrou uma desaceleração de 2,3%, estacionando em US$ 2,4 bilhões, de acordo com dados IRI, que não incluem vendas para bares e restaurantes.

A Coors Light também lançará algumas novas campanhas que incluem um comercial musical chamado “The Drop”, feito pela agência multicultural Commonground/MGS, que é parte da campanha "Refresh", focada nos millennials urbanos. A versão hispânica feita pela Bravo é intitulada “Refresca”. Também está saindo do forno um comercial da Cavalry chamado “Cold One”.

Paralelamente, a Coors Light está reposicionando o rótulo sazonal de sabor cítrico lançado no verão passado com o nome Coors Light Summer Brew. O sabor continuará o mesmo, mas o nome mudará para Coors Light Citrus Radler e o teor alcóolico subirá para 4.2%.

Tradução: Fernando Murad

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