Nike e Under Armour na disputa pela NBA

Buscar

Nike e Under Armour na disputa pela NBA

Buscar
Publicidade

Marketing

Nike e Under Armour na disputa pela NBA

Com Adidas fora do páreo após 2017, marcas esportivas querem assumir o posto de fornecedor oficial da liga


18 de abril de 2015 - 8h30

(*) E.J. Schultz, do Advertising Age

A disputa entre Nike e Under Armour poderá ter em breve um capítulo importante. As duas marcas devem competir pelos direitos de se tornar o fornecedor oficial de uniformes da NBA substituindo a Adidas, que anunciou na segunda-feira, 16, que não renovará o atual acordo que expira em 2017. A NBA não quis comentar as negociações, cujo desfecho é esperado para abril.

O patrocínio parece um caminho natural para a Under Armour, que tem ampliado sua presença no basquete recentemente. No entanto, a Nike não deve ficar parada e ceder espaço para a concorrente – que é menor, mas tem apresentado ritmo acelerado de crescimento. No segundo semestre do ano passado, a Under Armour quase fechou com Kevin Durant, mas o astro decidiu no último segundo permanecer com a Nike.

“A NBA é focada em encontrar o parceiro certo e, mais do que ninguém, tem uma visão de crescimento global”, aponta D.J. Koeller, vice-presidente da Intersport, empresa de esportes e entretenimento que já trabalhou com a liga em alguns negócios. "Sabendo que Under Armour e Nike têm aspirações de construir uma marca global, assim como a NBA, o alinhamento faz muito sentido", complementa.

A Nike também não quis se pronunciar sobre o assunto. Já uma porta-voz da Under Armour não respondeu prontamente um email pedindo comentários a respeito da negociação.

O Wall Street Journal publicou que a NBA tem preocupações sobre a Adidas, que caiu para o terceiro posto de vendas de material esportivo, atrás de Nike e Under Armour. O acordo com a Adidas ocorreu em 2006 e é estimado em US$ 400 milhões por 11 anos de contrato, segundo o jornal.

Segundo Koeller, o contexto mudou para a Adidas. “Em termos de popularidade com os millennials, Under Armour e Nike disputam cabeça a cabeça”, diz.

Em um pronunciamento citado pela ESPN, a Adidas afirma que está “reimaginando e reformulando o negócio e evoluindo a estratégia para olhar para novas formas de impulsionar a marca e apoiar o negócio a longo prazo". "Vamos investir mais em contar histórias que façam sentido para nosso consumidor, criando inovações de produtos, revigorando o basquete juvenil com nossos programas ‘Next Generation’ e dobrando nossa lista de atletas profissionais que endossam nossa marca na quadra”, complementa o comunicado.

Colaborou Ashley Rodriguez
Tradução: Fernando Murad

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira