Marketing
Carrefour flexibilizará modelos de lojas
Rede poderá ir aos extremos com formatos bem menores ou maiores que os atuais
Rede poderá ir aos extremos com formatos bem menores ou maiores que os atuais
Meio & Mensagem
26 de abril de 2015 - 11h10
Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou ao jornal Valor Econômico, que a rede pretende criar formatos alternativos à média atual, que é de 200 metros quadrados. A flexibilização de formatos é uma tendência do varejo já praticada pelo próprio Carrefour, que criou bandeiras como o Carrefour Bairro e Carrefour Express.
Entretanto, agora, a rede estuda abrir lojas pequenas, com até 100 metros quadrados, com o objetivo de marcar presença em locais de alto tráfego, como galerias de lojas em estações de metrô ou trem. Elas seriam um complemento ao Carrefour Express, lojas de conveniência que a rede começou a abrir este ano.
Os pequenos formatos têm registrado crescimento maior que os de super e hipermercados (6,6% em vendas brutas para as lojas de conveniência, contra 1,2% de supermercados e apenas 0,1% de hipermercados).
No outro extremo, o executivo afirmou que o Carrefour também cogita ter um formato de loja de 400 metros quadrados – o dobro da média atual. Existe, ainda, a opção de adotar o sistema de franquias para supermercados de vizinha. Hoje, no Brasil, somente a rede Dia% opera em sistema de franquia.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta