Marketing
PepsiCo substitui Coca-Cola na NBA
Refrigerante Mountain Dew será a principal marca no acordo de patrocínio que envolve as categorias de alimentos e bebidas
Refrigerante Mountain Dew será a principal marca no acordo de patrocínio que envolve as categorias de alimentos e bebidas
Meio & Mensagem
13 de abril de 2015 - 1h23
(*) Por E.J. Schultz
A PepsiCo substituirá a Coca-Cola como patrocinadora oficial da NBA, colocando fim a um longo relacionamento que também envolve a Sprite. A marca de refrigerante de limão patrocina a NBA desde 1994, enquanto a companhia de bebidas é parceira de marketing da liga de basquete desde 1986.
O refrigerante Mountain Dew será a marca principal do novo patrocínio da PepsiCo, mas o acordo inclui ainda Aquafina, Brisk, Ruffles e Doritos. O contrato deve entrar em vigor em julho, logo após as finais da temporada 2014/2015, que se encerram em junho. O atual acordo da Gatorade, outra marca da PepsiCo, com a NBA não será afetado pelo novo acordo.
Uma pessoa familiarizada com o acordo confirmou o negócio ao Ad Age. Porta-vozes da PepsiCo e da NBA não quiseram comentar o assunto. Já a Coca-Cola emitiu um comunicado confirmando a não renovação do atual contrato.
“Continuaremos fãs da NBA. Compartilhamos experiências memoráveis durante os 28 anos da parceria. No entanto, tomamos a decisão de não renovar nosso contrato global que se encerra com o final da temporada 2014/2015. A Coca-Cola Company se comprometeu a fazer um incremento de US$ 1 bilhão em suas marcas ao longo dos próximos três anos, e com esse compromisso vem a necessidade de focar nos investimentos mais eficazes e eficientes para maximizar o crescimento da marca", apontou um trecho do comunicado.
A NBA agendou uma coletiva de imprensa para a tarde de segunda-feira, 13, em Nova York, com a presença de Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, e Adam Silver, comissário da NBA.
O acordo marca outra jogada significativa da PepsiCo na área de esportes, na qual possui contratos com três das principais ligas profissionais dos Estados Unidos. A Pepsi patrocina a NFL (futebol americano) desde 2002 e no ano passado a PepsiCo renovou seu acordo com Major League Baseball (MLB). Além disso, patrocina a National Hockey League (NHL).
A Coca, por sua vez, não está deixando o campo totalmente. Nesta segunda-feira a empresa anunciou um acordo de longa duração com a Major League Soccer (MLS) substituindo a própria PepsiCo. “Com essa nova parceria estamos comprometidos com o crescimento do futebol aqui nos Estados Unidos e com o poder das nossas marcas queremos engajar e refrescar os fãs em todos os níveis do esporte”, disse Ivan Pollard, vice-presidente sênior para investimentos, conexões e ativos da Coca-Cola na América do Norte.
Tradução: Fernando Murad
Compartilhe
Veja também
Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos
Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro
Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024
Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil