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Estudo traça perfil do webshopper brasileiro

Levantamento aponta que 39,8% dos consumidores do País estão acostumados a fazer compras online pelo menos uma vez por mês


15 de abril de 2015 - 8h30

Um estudo encomendado pela Visa e realizado pela Euromonitor International investigou os hábitos de compras pela internet na América Latina e apontou que 39,8% dos brasileiros se enquadram na categoria de “Surfista Profissional”. Esse consumidor faz compras online pelo menos uma vez por mês, prefere empresas locais e especializadas e paga com cartão de crédito.

Já outros 37,6% dos brasileiros são classificados como “Exploradores”. Eles compram online de uma a oito vezes por ano, preferem empresas locais e lojas físicas com presença online e também pagam com cartão de crédito. Os outros dois perfis são “Expectador” (15,4%), que raramente usa a internet para as suas compras, e “Tradicionalista” (7,3%), que compra somente em loja física.

Também foi indicado o e-Readniness do País, índice que mede o estágio do comércio eletrônico e a capacidade de consumidores e empresas o utilizarem em benefício próprio. O do Brasil é de 67,9%, em comparação com a média de 54,8% da América Latina. O índice da França, país referência escolhido pelo instituto, é de 82,6%.

Ainda segundo o estudo, o Brasil é o líder da América Latina em compras online. O País é responsável por 42% do e-commerce da região, seguido por México (19%) e Argentina (12%). As vendas pela internet na América Latina foram de US$ 46,4 bilhões em 2013 e devem chegar a US$ 84,9 bilhões em 2018. No Brasil, a movimentação foi de US$ 19,7 bilhões em 2013 e a projeção é de crescimento de 13% até 2018.
 

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