ABA inaugura nova sede e faz balanço

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ABA inaugura nova sede e faz balanço

Sob gestão de João Campos, vice-presidente da Unilever, entidade analisa conquistas do último ano e seu papel nas decisões que ditarão os rumos para o futuro


4 de maio de 2015 - 4h04

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) inaugura nesta segunda-feira, 4, sua nova sede. Fisicamente, a distância não é tão grande, sai da Avenida Paulista num ponto próximo à Av. Brigadeiro Luis Antonio e muda para o Conjunto Nacional. Mas internamente, a entidade tem buscado estabelecer mudanças mais profundas.

A nova sede da ABA, mais moderna e enxuta, reflete algo que a entidade e o mercado como um todo têm buscado: eficiência. Ao inaugurar o espaço hoje pela manhã com a imprensa, João Campos, gerente-geral da Kibon e vice-presidente da Unilever, fez um balanço das conquistas e mudanças no seu primeiro ano como presidente da ABA (à noite, haverá um coquetel para convidados).

Uma das primeiras iniciativas foi mudar a “missão” da entidade, agora descrita como “Ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação”. As transformações começaram pela própria entidade. Em setembro do ano passado, Sandra Martinelli – que teve passagens por Santander, Unibanco e Ogilvy PR – assumiu a vice-presidência executiva da Aba, substituindo Rafael Sampaio, e a entidade contratou Marcio Nery (ex-Unilever e que estava tocando sua própria empresa) como novo diretor financeiro.

Conquistas em 2014

A nova equipe da ABA dividiu as conquistas da entidade no último ano em sete tópicos. O primeiro é a evolução de sua “missão, crença e valores”, justamente fazendo com que a entidade tenha um papel de maior protagonismo nas transformações do mercado e de uma postura de “inconformismo”. O segundo é fazer com que o conceito “marketing para transformar” perpasse todas as discussões da entidade e fora dela resulte em fazer o marketing conquistar relevância nas corporações, uma vez que a disciplina deve agregar valor às marcas. Para divulgar esse novo posicionamento, a The Heart Corporation criou uma campanha também lançada nesta segunda-feira.

O terceiro ponto ressaltado foi o reforço às bandeiras de “advocacy” da instituição, em três frentes, defesa da liberdade comercial, orientação aos anunciantes brasileiros e diálogo com a sociedade. Quarto tópico na lista, mas um dos mais destacados por João Campos em sua apresentação foi a criação do Grupo de Líderes, hoje presidido por Guilherme Loureiro, presidente do Walmart. “Conseguimos construir uma agenda de trabalho para 2015 que terá dois temas principalmente: a produtividade do investimento em Comunicação e Marketing; e como alavancar a integração de Marketing como ferramenta estratégica de negócio e reputação”, destacou Campos. Fazem parte do Grupo de Líderes os executivos Juan Carlos Marroquin (Nestlé), Alberto Carvalho (P&G), Claudia Sender (TAM), Gino di Domenico (Brasil Kirin), todos CEOs de suas respectivas empresas, e Luiz Carlos Dutra (vice-presidente da Votorantim).

Outra iniciativa recente da ABA foi uma reavaliação do papel dos 14 Comitês Técnicos. Agora, eles terão que adaptar suas atividades ao novo conceito geral de “Marketing para transformar”. Alguns comitês foram ampliados, como o de Trade, que passou a incluir a disciplina do Shopper Marketing e agora chama-se Trade & Shopper Marketing. O Comitê de Inteligência de Mercado, passou a ser denominado Insights e o de Relações com o Consumidor agora responde pelo nome de Consumer Experience.

A quantidade de eventos promovidos pela ABA foi reduzida à metade e o formato de um dos principais, o Encontro Nacional de Anunciantes (Ena), mudou de dois dias de palestras para um único dia de evento, no qual haverá palestras curtas de 15 minutos seguidas de debates, já que o foco é a interação e discussão de temas relevantes ao mercado. O ENA acontecerá dia 10 de junho, no WTC, em São Paulo. E o Rio de Janeiro recebe, em outubro, o ABA Summit.

Por fim, o sétimo tópico, além da chegada de Sandra Martinelli e do novo diretor financeiro, destacou a postura de maior diálogo, com a Aba realizando encontros fora de seus muros. Os dois primeiros foram na editora Abril, na Rede Globo e o mais recente, na sede do Conar. No plano global, também tem buscado estreitar relacionamento com a Federação Mundial dos Anunciantes (WFA, na sigla inglesa), participando das atividades com foco na América Latina.

A ABA anunciou também a conclusão de um processo de revisão de seu Estatuto Social e a criação do Regimento Interno, do Código de Conduta e do Manual de Governança da instituição.

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