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Jimi Hendrix é atração no JK Iguatemi

Shopping recebe exposição que aborda o início da carreira do guitarrista em Londres e espera atrair um público diverso


10 de junho de 2015 - 4h43

Uma das marcas apoiadoras do projeto, o shopping JK Iguatemi abre ao público a partir desta quarta-feira, 10, a exposição “Hear my Train a Comin’: Hendrix Hits London”. A mostra sobre um dos maiores guitarristas da história é parte do Samsung Rock Exhibition, plataforma de patrocínios da empresa sul-coreana, e foi criada pelo Instituto Dançar, sob curadoria de Jacob McMurray e do Experience Music Project Museum.

O foco da exposição, que tem a Kiss FM como apoiadora em mídia, é o início da carreira do guitarrista americano que despontou, na verdade, em Londres. Enquanto em sua terra natal ele ainda era figurante de outras bandas, na capital inglesa, para onde foi a convite de Chas Chandler, baixista da banda The Animals, Hendrix encontraria mais receptividade ao trabalho inovador e marcante que desenvolvia. É esse momento essencial de sua carreira que a exposição no JK exibe até o dia 30 de julho, em 140 peças distribuídas por 14 alas. O material vai das jaquetas estilosas que Hendrix usava para compor seu figurino a fragmentos das guitarras que destruía metaforicamente durante as apresentações e, em alguns casos, literalmente, após os shows.

Luciana Brandt, gerente geral do shopping, e Renata Zitune, gerente de marketing, esperam um público de 1.500 pessoas por dia. Esta não é a primeira mostra que atrai muita gente ao mall. A do artista Escher, no fim do ano passado, foi visitada por 56 mil pessoas. E o espaço também já recebeu peças do Museu Gucci que jamais haviam saído de Firenze. Ao contrário das anteriores, a de Hendrix terá acesso mediante compra de ingressos, o que é também uma forma de controlar o fluxo diário.

E abrigar projetos que agreguem valor cultural à vida dos clientes não deixa de ser uma estratégia de marketing e ferramenta de diferenciação do shopping, que, inaugurado há três anos, ainda vive um momento de consolidação. “Uma exposição desse calibre aqui, com estacionamento, segurança, opções de alimentação depois, é uma contribuição não somente para a população de São Paulo, mas é até para atrair gente de fora”, avalia Luciana, uma vez que outra vantagem do JK é estar localizado em um dos novos eixos hoteleiros da cidade, com hotéis como Hyatt, Hilton e, em breve, Four Seasons.

Fugir dos padrões

Apesar de todo shopping ter características e alguns objetivos comuns – ser um centro de compras, entretenimento e serviços – o JK Iguatemi tem buscado dar um passo além. Foge até mesmo do rótulo de shopping de luxo, que foi dado a ele inicialmente. As grifes estão lá, em sua maioria concentradas no primeiro piso (Chanel, Goyard, Gucci, Louboutin entre outras), mas quem segue pelos outros pisos encontra as marcas nacionais e preços acessíveis.

Abrigar exposições artísticas é também uma forma de atrair as pessoas para conhecer efetivamente o espaço e fazê-las saber que ali há opções para todos os gostos e bolsos. Mas não são a única frente de ação que acabam diferenciando o JK até mesmo de outros empreendimentos do Grupo Iguatemi, como o tradicional Iguatemi da Faria Lima. A equipe de Renata no marketing realizou assim projetos como JK Bike, primeiro projeto proprietário de bicicletas feito por um shopping, que nos fins de semana e feriados acaba promovendo integração dos frequentadores do shopping com o vizinho Parque do Povo; Cine Vista, primeiro cinema a céu aberto em um shopping; e para o público infantil, o Drive-in Kids, em parceria com a Disney (aqui, as crianças montavam e customizavam carrinhos de papelão, que podiam levar para casa depois, além de ter acesso a conteúdos da Disney; o projeto recebeu 6.000 crianças em dois fins de semana).

E o cenário econômico quase parado não tem prejudicado o core business? Luciana Brandt garante que não. O JK Iguatemi, segundo a executiva, segue crescendo. E até o fato de o empreendimento estar em maturação, assim como sua região de entorno, colaboram para isso. Nos próximos meses haverá três novas lojas, uma internacional – a Tommy Hilfiger, que será inaugurada em agosto – e duas nacionais, Tigresse e Casa Almeida.

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