Abílio eleva participação no Carrefour

Buscar

Abílio eleva participação no Carrefour

Buscar
Publicidade

Marketing

Abílio eleva participação no Carrefour

Fundo da família Diniz vai aumentar de 10% para 12% o total de ações que possui na rede varejista no Brasil


16 de junho de 2015 - 10h16

O empresário Abilio Diniz vem, aos poucos, aumentando seu poder no Carrefour. A Península Participações, fundo de investimentos da família Diniz, vai ampliar sua participação na subsidiária brasileira de 10% para 12%, até a próxima quarta-feira 17. Conforme Meio & Mensagem apurou, para concluir esssa operação, a Península contou com um acordo feito com o GIC, fundo soberano de Cingapura.

Em dezembro de 2014, a Península adquiriu uma participação de 10% no Carrefour Brasil, avaliada em R$ 1,8 bilhão e com a captação feita em parceria com o GIC, vai adquirir os outros 2% do capital. Ao Meio & Mensagem, a Península afirmou que a transação "reforça a visão do fundo sobre a importância de parcerias de longo-prazo com os principais investidores globais". Atualmente, o conselho do Carrefour no Brasil tem Eduardo Rossi, presidente da Península e o próprio Abilio Diniz. Diniz está entre os quatro maiores acionistas do grupo. Em primeiro lugar está a família Moulin, Bernard Arnault, dono da Louis Vuitton e o fundo de investimentos Colony Capítal.

O concorrente do Carrefour, o também francês Casino, é dono do Grupo Pão de Açúcar, empresa fundada pelo pai de Abílio Diniz, Valentim dos Santos Diniz, em 1948. Abilio foi responsável por transformar o grupo no que ele é hoje, mas deixou a empresa definitivamente em julho de 2014, quando vendeu o restante de suas ações, algo em torno de R$ 1,1 bilhão. Tudo começou em 2005 quando o Pão de Açúcar fechou um acordo com o Casino, Diniz entregaria o comando de sua empresa ao grupo francês em 2012, mas a relação foi marcada por disputas e tensões.

O Carrefour é o 53º anunciante do Brasil, conforme o Ranking Agência e Anunciantes, de Meio & Mensagem. O grupo investiu R$ 108,5 milhões em propaganda no ano de 2014, alta de 32% em relação a 2013. Já o Grupo Pão de Açúcar, seu principal concorrente é o 23º anunciante com R$ 265,4 milhões investidos. No Brasil, o Carrefour é atendido pela Leo Burnett desde agosto de 2012. Até então, a empresa era atendida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, que atendeu a rede varejista por mais de três anos.

De acordo com o Ibevar, o Carrefour é o segundo maior varejista do Brasil, com 241 lojas. Atualmente, está em pleno processo de expansão, abrindo lojas, diversificando seu portfólio e lançando novas bandeiras, como a Supeco e a Carrefour Express, além da modernização de lojas já existentes.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira