IBM, Oracle e mais 12 na mira do Cade

Buscar
Publicidade

Marketing

IBM, Oracle e mais 12 na mira do Cade

De acordo com o Diário Oficial, o órgão investiga as empresas de TI por formação de cartel em serviços prestados ao Ministério da Educação


13 de julho de 2015 - 8h03

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 14 empresas de TI e o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal por formação de cartel no fornecimento de contratos e serviços para o Ministério da Educação. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira 10. O órgão tentava, na Justiça, utilizar provas coletas desde 2009. Uma apuração preliminar virou inquérito e possibilitou a abertura de processo administrativo contra essas empresas.

A Operação Mainframe começou em 2005 e envolveu o trabalho de busca e apreensão de provas dentro de empresas pela Polícia Federal. Na ocasião, o MEC suspeitou da licitação de um contrato de R$ 10 milhões que virou interesse de 30 companhias. O ministério acionou a Secretaria de Direito Econômico que começou a investigar as suspeitas de fraude.

Segundo o Cade, houve cartel em licitações públicas e privadas no mercado de prestação de serviços de TI em várias regiões do país, principalmente no Distrito Federal, entre 2000 e 2009. O início do cartel se deu com empresas de Brasília e um de seus sindicatos envolveu multinacionais do porte de IBM e Oracle. Ao site especializado Computerworld, a Oracle afirmou que não foi notificada sobre a investigação e irá cooperar com as autoridades caso seja questionada. Já a IBM, disse à Exame que não comentará o assunto, mas reitera seu compromisso em agir em conformidade com princípios da ética empresarial.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira