Touchdown: receita da NFL cresce 21%

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Touchdown: receita da NFL cresce 21%

Apesar de escândalos envolvendo atletas e a polêmica em torno de concessões, liga bate recorde financeiro


22 de julho de 2015 - 8h00

Do Advertising Age

A receita da NFL, liga nacional de futebol americano, cresceu 21% na última temporada, atingindo US$ 7,3 bilhões, segundo estimativa feita com dados financeiros apresentados pelo time Green Bay Packers.

Cada uma das 32 franquias da liga recebeu US$ 226,4 milhões de receita anual até março, frente a US$187,7 milhões na temporada anterior, de acordo com as contas do Packers. O montante corresponde principalmente à receita da televisão e também inclui patrocínios nacionais, licenciamento e vendas de produtos.

O lucro total dos Packers subiu 16% indo para o patamar recorde de US$ 376 milhões. O lucro operacional do Green Bay, que flutua devido às despesas do estádio e à natureza cíclica dos salários dos jogadores, foi de US$ 39,4 milhões, US$ 15 milhões a menos do que o recorde da franquia.

“Os Packers tiveram outro ano muito forte financeiramente falando por três principais razões: o desempenho do time em campo, que continua forte; o apoio dos fãs que nós recebemos fora dos campos e a contínua popularidade da NFL nacionalmente, que é muito forte”, disse em entrevista coletiva Mark Murphy, presidente do time.

Os Packers são a única franquia de propriedade pública nos principais esportes norte-americanos e a divulgação de seu balanço financeiro é um raro vislumbre dos livros de uma franquia da NFL. As ações do time não se valorizam e não podem ser revendidas.

Receita recorte
Os times da NFL dividiram uma quantia recorde de US$6 bilhões no ano passado, em maior parte devido ao aumento dos acordos da NFL Network. Desde então, a NFL começou extensões de nove anos com as emissoras parceiras CBS, Fox e NBC – acordos que representaram um aumento de 60% de direitos.

No ano passado, a liga também vendeu para a CBS os direitos de oito jogos às quintas-feiras por uma quantia entre US$250 milhões e US$300 milhões, de acordo com uma estimativa da Guggenheim Securities. Haverá outro aumento na próxima temporada, já que o contrato dos jogos de quinta foi renovado em fevereiro e a liga alcançou um acordo de oito anos e US$ 12 bilhões com a DirecTV até 2022.

Murphy disse que enquanto o lucro da liga cresceu em áreas além da televisão – como a NFL.com e a NFL Network – os direitos de transmissão ainda são uma alta porcentagem da receita compartilhada de cada time.

A receita local do Packers cresceu 9% para US$ 149 milhões, com mais da metade tendo vindo de uma nova loja oficial do time, aberta em julho do ano passado. Isso coloca a receita local do time – e sua receita geral – na nona posição entre os 32 times da liga, disse Murphy, ainda que o time jogue no 68º maior mercado de mídia do país e o menor da NFL.

“Nós nos esforçamos para estar abaixo da média da liga em termos de preço de ingressos, então nós não queremos gerar toda a nossa receita nas costas dos titulares dos ingressos da temporada”, afirmou Murphy, citando reuniões e eventos especiais no átrio do Lambeau Field assim como visitas ao estádio.

Aumentando as despesas
Despesas maiores em um momento em que os gastos com jogadores diminuíram são resultado de renovações de estádios, refinanciamento de débito e custos afiliados com a Titletown, um projeto que acontece em terreno do time perto do Lambeu Field, que está sendo desenvolvido para criar trabalhos locais e atrair consumidores. Uma loja da Cabela no distrito teve 2,8 milhões de visitantes no ano passado, de acordo com Murphy, que chamou isso de o primeiro passo para o projeto.

“Enquanto nós trouxermos mais pessoas para a nossa comunidade, nós teremos mais pessoas indo para as nossas lojas, indo para o nosso Hall da Fama e fazendo tours”, apontou. “Tenho esperanças de que nós teremos algumas receitas dos nossos arrendamentos e outras coisas, mas nós estamos tentando de verdade trazer mais pessoas para a nossa comunidade”.

Lambeau Field é o segundo maior estádio em capacidade da NFL, atrás do MetLife Stadium, lar do New York Giants e do New York Jets. Os Pakers estão realizando uma reforma de US$ 55 milhões nos camarotes e nos assentos

A Green Bay Packers Inc é uma empresa de propriedade coletiva desde 1932. Em 2012, o time levantou US$64 milhões de mais de 250 mil acionistas em sua quinta venda de ações.

Tradução: Odhara Caroline Rodrigues
 

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