Participation brand: esteja junto e venda

Buscar

Participation brand: esteja junto e venda

Buscar
Publicidade

Marketing

Participation brand: esteja junto e venda

Estudo da agência Iris aponta que marcas presentes mais ativamente na vida das pessoas geram maior intenção de compra


29 de julho de 2015 - 12h04

O estudo Participation Power: How Brands Can Drive a Return on Involvement, realizado pela agência Iris, criou um ranking apontando as marcas que, de acordo com os critérios estabelecidos, participam de uma forma vibrante da vida das pessoas que as consomem. O levantamento procurou entender como as marcas mais bem-sucedidas conseguem sobressair-se entre as concorrentes e entender suas estratégias. Veja no gráfico abaixo os fatores que fazem de uma empresa uma participation brand.

Os cinco primeiros colocados do ranking global foram Apple, Samsung, Amazon, Red Bull e Beats (veja ranking global abaixo). Já no Brasil, apareceram Apple, Coca-Cola, Honda, Pampers e Samsung. A empresa fundada por Steve Jobs é a primeira em todos os mercados analisados. “As marcas que apresentam altos índices de participação também apresentam altos índices de primeira intenção de compra”, explica Daniel Prianti, diretor de planejamento da Iris no Brasil. Realizado em cinco países — Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura e Vietnã —, o estudo envolveu 200 marcas e contou com sete mil respondentes online.

A pesquisa apontou também alguns comportamentos referentes a estratégias de posicionamento que nem sempre funcionam. “Destacamos dois mitos importantes. Um deles é ‘Always on x Always now’ e achamos que é muito mais eficaz a marca estar presente no momento certo, de uma forma relevante, do que estar sempre no ar. Vemos também que as marcas que defendem uma posição são as que têm o índice de participação mais alto”, conta Prianti.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1670, de 27 de julho de 2015, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.

wrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também