Windows 10 ajuda, mas não salva setor de PCs

Buscar

Windows 10 ajuda, mas não salva setor de PCs

Buscar
Publicidade

Marketing

Windows 10 ajuda, mas não salva setor de PCs

De acordo com a Gartner, o lançamento do novo sistema da Microsoft terá efeito apenas no próximo ano


30 de julho de 2015 - 8h43

O Windows 10 foi lançado nesta quarta-feira 29. A principal aposta da Microsoft, porém, não vai conseguir salvar o mercado de PCs neste ano. Um estudo da Gartner mostra que o novo sistema operacional poderá alavancar as vendas de computadores apenas a partir de 2016. “O lançamento do sistema vai contribuir para uma demanda corporativa lenta para os PCs móveis e os aparelhos ultra-móveis em 2015, uma vez que os ciclos de vida serão estendidos em três meses”, diz Ranjit Atwal, analista da Gartner.

À medida que as fabricantes e consumidores se ajustem aos novos preços, o Windows 10 pode impulsionar as substituições de máquinas em 2016.” A chegada do Windows 10 vai resultar no adiamento das compras de novos PCs uma vez que empresas e outras grandes organizações colocam seus planos em espera enquanto começam a avaliar o novo sistema.

A Microsoft iniciou a liberação do download do sistema operacional nesta quarta-feira 29 quatro anos após ter lançado a versão 8.1. A empresa está disponibilizando o sistema em fases. Entre as principais mudanças do serviço, disponível no Brasil por R$ 330, estão a volta do menu Iniciar, cuja ausência causou críticas nas versões anteriores, além do Microsoft Edge, um navegador para substituir o internet explorer, à altura de Google Chrome e Mozilla.

O Windows 10 é a aposta da Microsoft para reverter o atual momento desafiador da companhia. No início do mês, a empresa anunciou um plano de demissão de 7800 funcionários em um processo de reorganização da unidade Windows Phone. De acordo com Satya Nadella, presidente da Microsoft, o plano de demissão está relacionado à mudança de estratégia da empresa. “Estamos mudando o foco de crescimento apenas na área de telefone para uma estratégia de crescer no ecossistema Windows”, disse Nadella. As áreas que mais sofrerão com os cortes são as de telefonia.

O Windows 10 e o esforço da Microsoft em conectar todos seus dispositivos:

A primeira coisa a se observar no Windos 10 é que a Microsoft, finalmente, trabalhou bastante para conectar todos os seus dispositivos com os seus próprios aplicativos. Assim, O Microsoft Office, o Outlook e outros apps funcionam de forma sincronizada em todos os dispositivos (desktop, tablet, celular). Como pano de fundo, o Cortana (o assistente de voz) está por toda parte e trabalha como uma linguagem natural e faz as vezes de assistente pessoal do usuário (assim como o Siri, da Apple).

A Microsoft aproveita várias deixas do que acontece no mundo da tecnologia. Uma delas é a entrada em realidade virtual, com os óculos HoloLens, que criam um sistema de sobreposição de imagens holográficas sobre o mundo real.

Unificação fixa e móvel
Desde o Windows 8, a Microsoft tentava unificar o funcionamento do sistema operacional em dispositivos móveis e nos desktops e notebooks. Agora, além de fazer isso com o Windows 10, também trabalho no visual do padrão. O acesso a outros dispositivos fica mais fácil com as opções de WiFi e Bluetooth, assim como a transição de um equipamento fixo (com mouse) para uma tela touch (como um tablet). Essa migração de ambiente não-touch para touch é possível com o recurso Continuum.

Aparentemente, a vontade de unificar o sistema operacional para todos os dispositivos (e deixar de ser fixo ou móvel) será satisfeita pelo Windows 10, que também valerá para telefones móveis. Uma versão adaptada do padrão reorganiza a interface para dispositivos com telas de dimensões inferiores a 8 polegadas. O Skype, de propriedade da Microsoft, se integrará ao aplicativo de mensagens. E existe a promessa (não cumprida pelo Windows Phone) de que aplicativos de terceiros como o Instagram funcionarão perfeitamente no Windows 10.

Nessa função de migrar de um ambiente para o outro, o Cortana deixa o ambiente móvel para ser também do desktop. Segundo a apresentação dos executivos da Microsoft, liderada pelo chefe de Windows, Terry Myerson, o Cortana responderá consultadas faladas ou digitadas, buscará documentos locais e também os armazenados no OneDrive (a nuvem da Microsoft). Também oferecerá links da internet e outras sugestões e será integrado ao novo app Maps. Fará, ainda, notificações com base no que o usuário possa estar interessado como rastreamento de voos, esportes ou quaisquer outras coisas que o usuário tenha procurado antes.

O discurso de unificação dos dispositivos é oposto ao que a Apple faz ao separar o mundo fixo (OSX) do móvel (iOS). A Microsoft promete que será possível executar o PowerPoint a partir de um celular, inclusive com impressão de documentos sem fio.

Outlook e Spartan
O e-mail da Microsoft, o Outlook, por exemplo, tem interface para exclusão e sinalização de mensagens e a versão para desktop é muito mais clean do que a versão atual. As fotos poderão ser baixadas diretamente para o OneDrive e serão compartilhadas em todos os dispositivos. Eventuais fotos duplicadas serão removidas, ou seja, será possível organizar os álbuns automaticamente.

Como já antecipado por vários sites, o browser Internet Explorer deve começar a ser substituído pelo que, por ora, tem o codinome de Projeto Spartan. O Spartan tem novas funcionalidades em relação ao Explorer e integra-se a outros serviços da Microsoft. Existe um modo anotações, um modo leitura e um Cortana particular.

O OneDrive, que é o serviço de nuvem da Microsoft, recebe um upgrade porque será a espinha dorsal das aplicações unificadas e será por meio dele que a sincronização dos vários dispositivos se viabilizará. Por ora, os recursos novos estão sendo finalizados.

Talvez uma das melhores jogadas do Windows 10 seja em relação aos games. Durante o evento, a Microsoft anunciou o lançamento do aplicativo Xbox para máquinas equipadas com Windows 10. Será possível, com isso, conversar com outras pessoas por meio do Xbox Live e ter, no desktop, os resultados dos games. Ainda, os jogos de Xbox poderão ser exportados para um tablet equipado com Windows 10 e vice-versa.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso

  • Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Além da exposição em uniformes e competições, marca assume os naming rights do Centro de Desenvolvimento de Vôlei