Marcas globais podem mudar o mundo

Buscar
Publicidade

Marketing

Marcas globais podem mudar o mundo

Consumidor está otimista com a capacidade social de grandes empresas, principalmente em países em desenvolvimento, de acordo com pesquisa da McCann


11 de agosto de 2015 - 9h34

Os consumidores estão otimistas quanto à capacidade de uma marca global influenciar o mundo. A constatação é resultado do levantamento “A Verdade sobre as Marcas Globais”, realizado pela McCann, em parceria com o Estadão. Foram ouvidas 30 mil pessoas em 29 países entre empresários, profissionais de marketing e consumidores. No Brasil, a pesquisa ouviu 1,5 mil entrevistados.

Entre os consumidores brasileiros, 58% confiam nas marcas globais, a média mundial é de 57%. Na Coreia do Sul, por exemplo, o índice é de 48%, de lá saíram grandes marcas como LG e Samsung e montadoras como Hyundai. Em países conhecidos por marcas de luxo como é o caso da França, a confiança é menor, 34%. De acordo com a pesquisa, os países em desenvolvimento tendem a ter um índice mais alto por confiarem mais em marcas importadas.

O levantamento também constatou que “globalização” ainda não é um conceito claro para o consumidor brasileiro, porém, ele identifica alguns benefícios dela: acesso a novas tecnologias, geração de emprego, ampliação de conhecimento e aumento do fluxo comercial para o País.

O repertório do brasileiro em relação às marcas globais é muito mais teórico do que prático. Em comparação com o restante da América Latina, o brasileiro viajou menos e sua percepção sobre a realidade global foi adquirida por meio de internet, filmes, livros e programas de televisão.

“As novelas cumprem um papel importante”, explica Débora Nitta, da WMcCann, em entrevista ao Estadão. Segundo a publicitária, ao se comunicar com o público brasileiro, as marcas precisam entender que a maioria dos consumidores do País só conhece a “globalização de sofá”.

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira