Marketing
Mudanças a caminho do McDonald´s
A Arcos Dorados anuncia o argentino Sergio Alonso como novo CEO, a partir de outubro; faturamento do segundo trimestre caiu 17%
A Arcos Dorados anuncia o argentino Sergio Alonso como novo CEO, a partir de outubro; faturamento do segundo trimestre caiu 17%
Meio & Mensagem
12 de agosto de 2015 - 9h52
A partir de outubro, a Arcos Dorados, operadora do McDonald´s no Brasil e América Latina, terá um novo CEO. O argentino Sergio Alonso, atual diretor de operações financeiras da companhia, assume o comando do grupo, no lugar de Woods Staton que permanece no grupo como chairman.
As mudanças foram anunciadas juntamente com os resultados do segundo trimestre, nesta terça-feira, 11. No período, a receita da empresa recuou 17,3%, para US$ 759 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado. Sem as diferenças cambiais e excluindo a Venezuela, que vive uma grave crise financeira, o faturamento da rede subiu 7,7%.
De acordo com Woods Staton, atual presidente da Arcos Dorados, a redução nos números está relacionada à desaceleração econômica em toda a região, a contenção de gastos dos consumidores e a desvalorização das moedas de países-chave para a companhia. A estratégia da empresa para lidar com a situação são as promoções. “São nossos esforços para oferecer aos clientes opções mais acessíveis, isso vem dando resultado”, reforçou Woods.
No Brasil, a empresa informou que faturou US$ 350,8 milhões no segundo trimestre, resultado 23,6% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. O resultado brasileiro representou 46,2% do total. "Mesmo com um ambiente de consumo fraco no Brasil, as vendas foram melhores, se comparadas à segunda metade de junho do ano passado, quando a Copa do Mundo reduziu o tráfego de clientes nos restaurantes", destacou a Arcos Dorados em comunicado.
A escolha de Sergio Alonso
Em comunicado, o atual presidente Woods Staton afirmou que Sergio Alonso foi peça chave na estrutura do McDonald’s por mais de 30 anos e obteve avanços financeiros e operacionais relevantes sendo peça-chave para a estratégia de longo prazo. “Fomos colegas na construção da Arcos Dorados e tenho a confiança que com sua sólida liderança seguiremos aproveitando as grandes oportunidades da marca McDonald’s na América Latina”, disse Staton, em comunicado.
Alonso assumiu a diretoria de operações da empresa em 2007, quando ela se tornou a maior franquia do McDonald’s no cenário global e passou a operar em 20 países. Desde então, a empresa duplicou suas vendas e aumentou a presença em 30% na América Latina e Caribe.
Mudanças no mundo
Desde março deste ano, a operação global do McDonald´s conta com um novo executivo. Steve Easterbrook assumiu o lugar de Don Thompson. A saída de Thompson é a mais recente de uma série de mudanças no alto escalão da liderança do McDonald’s, da qual, ao longo de 18 meses, já foram vítimas o presidente e o executivo-chefe de marketing da operação norte-americana da empresa, assim como a chefe de criação Marlena Peleo-Lazar. Em 2014, as vendas globais do McDonald’s caíram 1%. Nos Estados Unidos, a empresa não registra crescimento em vendas desde o terceiro trimestre de 2013.
O novo presidente, por sua vez, tem capitaneado os esforços para transformar o marketing do McDonald’s, inovar nas opções ofertadas no menu e criar uma infraestrutura para as iniciativas digitais.
Liderança ameaçada
Em uma reportagem especial, publicada na semana passada, o Wall Street Journal mostra que, já no próximo ano, a Starbucks pode superar o McDonald’s em valor de mercado. Atualmente, a rede está avaliada em US$ 86 bilhões, enquanto o McDonald’s vale US$ 95 bilhões. Porém, os momentos são distintos. O McDonald’s vem perdendo dinheiro nos últimos anos e suas ações caem. Já a rede de cafés está numa trajetória de alta, na casa de 20% de lucro e receita. Se esse ritmo se mantiver, o feito acontecerá em 2016. No ranking mais recente da revista Fortune, divulgado em fevereiro, a Starbucks aparece como a quinta marca mais querida no mundo, atrás de Apple, Google, Berkshire Hathaway e Amazon.
Os números da Arcos Dorados até junho:
Receita no segundo trimestre: US$ 759 milhões
Atuação em 20 países.
2.120 restaurantes
2.549 centros de sobremesa
332 lojas de McCafé
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta