Como fãs brasileiros avaliam a Rio 2016?

Buscar

Como fãs brasileiros avaliam a Rio 2016?

Buscar
Publicidade

Marketing

Como fãs brasileiros avaliam a Rio 2016?

Estudo da Octagon ?Passion Drivers? avaliou a relação de fãs com os jogos diante de diversos quesitos como legado e engajamento com patrocinadores


18 de agosto de 2015 - 4h42

Por que os fãs são fãs? O que move a paixão do torcedor pelo esporte? Com estas questões em mente a empresa de marketing esportivo Octagon promoveu o estudo Passion Drivers, avaliando os amantes dos esportes em 18 países, ouvindo mais de 125 mil aficionados. Os resultados relativos aos fãs brasileiros foram apresentados este mês e levantaram questões como a aceitação da realização das Olimpíadas no Brasil, o que mais interessa no evento, o legado que ele deixará e ainda o engajamento com as marcas patrocinadoras.

Os 12 principais motivos que levam os fãs a serem fãs de esporte foram avaliados e os resultados brasileiros apontam principalmente uma conexão emocional com os Jogos Olímpicos, ao contrário do que acontece em outros mercados. “Há uma hierarquia clara de fatores. Fãs em outros mercados normalmente têm uma forte ligação com a sua equipe nacional, com atletas e com a história dos Jogos”, aponta Simon Wardle, Chief Strategy Officer da Octagon, citando dados de países como China e Inglaterra.

Quando o assunto é legado, o estudo mostrou que, para quase 80% dos brasileiros, a realização dos Jogos Olímpicos no País irá melhorar a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro no exterior. Sobre o impacto positivo do evento em suas realidades, 24% dos brasileiros concordam totalmente que os Jogos terão este efeito, enquanto 34% concordam parcialmente com esta afirmação. Sobre o legado da Rio 2016 para o esporte nacional, 39% dos entrevistados concordam totalmente que haverá um incremento nesta área enquanto 35% concordam parcialmente.

Marcas

A associação das marcas patrocinadoras com o evento também foi avaliada. A Visa aparece com o maior nível de associação aos Jogos alcançando um índice de 54%, seguida por Samsung (50%), Skol (33%), Claro (15%), Bradesco (12%) e Nissan (6%). Marcas não patrocinadoras da Rio 2016 também foram alvo do estudo e o Banco do Brasil se destacou com 55% de engajamento seguido por Mastercard (39%) e Vivo (30%).

O nível de engajamento e afinidade com os patrocinadores varia bastante de acordo com cada segmento de fãs, sendo que a pesquisa considerou quatro categorias: praticantes triunfantes, espectadores individuais, aficionados por esporte e apoiadores dos jogos . A grande maioria dos “aficionados por esporte” tem uma maior tendência a confiar em uma empresa que patrocina os Jogos Olímpicos. Eles também lideram quando a questão é estar aberto a experimentar ou comprar produtos de uma empresa patrocinadora.

Confira outros dados do estudo nos gráficos abaixo:

wrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também