O próximo passo da Asus no Brasil

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O próximo passo da Asus no Brasil

Fabricante de Taiwan apresenta Zenfone 2, grande aposta para se tornar uma das três principais marcas de smartphone do setor no País


20 de agosto de 2015 - 10h54

Muito conhecida pelos aficionados por tecnologia que montavam seus computadores na década de 1990 com suas placas mãe e de vídeo, a taiwanesa Asus debutou no mercado brasileiro de smartphones em outubro do ano passado com o lançamento das linhas Zenfone 5 e Zenfone 6, que acumulam mais de 500 mil unidades vendidas.

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a empresa dá um novo passo na sua estratégia para o Brasil com o lançamento do Zenfone 2, modelo que chega ao portfólio para fazer frente aos líderes iPhone 6, da Apple, e Galaxy S6, da Samsung. O evento, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, será o maior já feito pela Asus fora da Ásia e também apresentará outras novidades em termos de produto – como o preço e as varejistas que comercializarão o Zenfone 2.

Segundo Marcel Campos, gerente de marketing e produto da Asus Brasil, a meta de estar entre as três maiores marcas de smartphone até 2017 está mantida. “Os modelos Zenfone 5 e 6 trouxeram a marca para o Brasil. O Zenfone 2 vem para consolidar a marca, acentuar o alcance e mostrar que a empresa tem um portfólio completo de produtos incríveis e com preços competitivos”, afirma Campos, destacando que o Zenfone 2 é o primeiro smartphone do mundo com 4 GB de RAM.

O produto tem entrada para dois SIM cards, processador Intel de 2,3GHz, câmera traseira de 13 megapixels e câmera frontal de 5 megapixels (para selfies panorâmicas, capacidade de armazenamento de até 64 GB), NFC, Bluetooth e conectividade LTE/4G e o recurso BoostMaster, que permite recarregar a bateria do zero a 60% em 39 minutos.

A performance do aparelho é ponto de partida da campanha de lançamento, que tem no digital seu canal prioritário. A ação consumirá investimentos de mais de R$ 5 milhões. O mote segue o conceito de que o Zenfone 2 é um produto de outro mundo. O hot site www.fenomenoz.com.br, feito pela Fillet, deu a partida para a ação. O endereço eletrônico utiliza elementos espaciais e conta com o narrador do programa Alienígenas do Passado, do History Channel.

“O conceito é que o produto está à frente do seu tempo, que tem tanta performance que nem parece desse planeta. Temos uma expectativa grande. Sou empolgado com a entrada de concorrentes. Confiamos no nosso taco. Queremos que os brasileiros tenham mais opções e possam escolher. Acreditamos que vamos ganhar aí”, projeta Campos. Entre as novas opções dos consumidores está a chinesa Xiaomi, que começou a vender o Redmi 2 em julho.

A estratégia conta ainda com uma ação de guerrilha feita pela agência Attack a partir de intervenções urbanas feitas pelo artista Eduardo Srur que dará origem a um vídeo viral. Astronautas estarão nas ruas de São Paulo caçando pessoas no mundo da lua – aqueles imersos em seus smartphones e que não percebem o que está a sua volta.

Também estão previstos vídeos protagonizados pelo astronauta Marcos Pontes, a cantora Luiza Possi, a blogueira Kéfera Buchmann e a atriz Marina Ruy Barbosa. A produção é da Conspiração. Todos eles participarão do evento de lançamento. Ainda será produzido um vídeo com a equipe da Porta dos Fundos. Por fim, mais de 100 celebridades postarão fotos com o modelo Zenfone 2 na internet.

Depois de oito anos de crescimento continuo, o mercado brasileiro de smartphone registrou a primeira queda no mês de abril. Na ocasião, o setor apresentou desaceleração de 1% sobre o mesmo mês do ano passado. Em maio, a queda foi ainda maior: 16%. Foi o primeiro desempenho negativo desde 2007, quando a IDC Brasil iniciou a série histórica. Em 2014, o segmento teve alta de 55%, com 54,5 milhões de unidades vendidas.

“O primeiro trimestre foi muito bom. Parecia que o produto estava fora da crise, mas os resultados de abril, maio e junho foram péssimos. Fabricantes e varejistas estão pessimistas. A tendência a partir de agora é essa. Teremos que revisar as projeções até 2019. Até 2014 tivemos crescimento de dois dígitos e neste ano talvez tenhamos um recuo de mais de 2%”, afirma Reinaldo Sakis, gerente de pesquisas da IDC Brasil. A previsão inicial da IDC de 63,5 milhões unidades vendidas em 2015 já caiu para 54 milhões de unidades e ainda pode ser revista.

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