Fiat, uma jornada de inovação e ousadia

Buscar

Fiat, uma jornada de inovação e ousadia

Buscar
Publicidade

Marketing

Fiat, uma jornada de inovação e ousadia

Por mais de quarenta anos, a marca italiana mantém um ritmo de experimentações e inovações no mercado brasileiro


24 de agosto de 2015 - 9h06

O primeiro veículo da Fiat feito no Brasil na fábrica de Betim (MG), produzido entre 1976 e 1986, o Fiat 147 era derivado do modelo 127 italiano, e na época era o menor automóvel montado no país.

A proposta da empresa era a de oferecer para o consumidor um veículo moderno, familiar e econômico. Começava aí uma jornada de inovação e ousadia que vem marcando os quase 40 anos da Fiat no Brasil.

A montadora cresceu e conquistou a liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, posto que mantém há 13 anos, e o bom desempenho continua. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a julho deste ano foram emplacados 274.783 veículos da marca Fiat sendo o modelo Palio, o mais vendido, com 74.069 unidades emplacadas.

“A Fiat tem uma ótima arquitetura de marca e, no segmento popular (categoria A), está a sua principal força. Nela, criou um posicionamento para o Mille de baixo preço, bom carro, resistente, boa mecânica; para o Palio os atributos foram de conforto e de bom carro; e o Uno veio com a inovação, fator de forte apelo junto ao público jovem, o que lhe deu a liderança. As grandes sacadas da Fiat foram pensar grande e segmentar no mercado A e isso resultou em sucesso”, afirma João Ciaco, head de brand marketing communication da Fiat Chrysler Automobiles.

Leia também:
Friboi: do anonimato ao mercado global
Propaganda que constrói marcas traz Itaú
Meio & Mensagem estreia série especial
Ipiranga: óleo, graxa e paixão nacional
Sky: entretenimento e storytelling

Essa história é contada com detalhes na edição do especial #Propaganda ConstróiMarcas que contempla os bastidores da construção de marca da Fiat. Semanalmente, Meio & Mensagem publica uma reportagem especial do projeto que reúne dez marcas. O primeiro case foi o de Havaianas que contou passo a passo a história da marca de chinelos de borracha que se tornou objeto de desejo das celebridades. O segundo foi do banco Itaú que trouxe os bastidores da construção de marca do banco que não quer parecer um banco e a Friboi que saiu do anonimato para a liderança no mercado de alimentos. Na semana passada, a marca em destaque foi a Sky.

O principal objetivo do #PropagandaConstróiMarcas é mostrar a contribuição e a importância das agências de propaganda na construção de importantes marcas brasileiras. Durante as próximas semanas serão apresentados os bastidores de outras marcas como Skol, Coca-Cola, Dove e Amanco.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também