Johnnie Walker mantém supremacia

Buscar
Publicidade

Marketing

Johnnie Walker mantém supremacia


26 de agosto de 2015 - 9h18

Pelo segundo ano consecutivo, o uísque Johnie Walker lidera a lista das marcas de bebidas mais poderosas do mundo. A constatação é do estudo "Power Brands 2015" realizado pela Intangible Business e a Drinks Power Brands. Para definir a marca de bebida mais poderosa do mundo o estudo desenvolveu uma pesquisa com 10 mil destilados, vinhos e champanhes.

Foram considerados critérios como fatia de mercado, avanço nas vendas nos últimos anos, segmentos presentes, equilíbrio entre preço e qualidade e o recall entre os consumidores. No total, foram escolhidas cem marcas. As escocesas, americanas e francesas se destacam na lista seguidas pelas inglesas e italianas. A única bebida do Brasil que aparece é o conhaque Dreher, da Campari, na 51º posição. A francesa Pernod Ricard é a empresa que mais aparece com 18 marcas e a inglesa Diageo vem em seguida com 14 marcas.

Veja quais são as 10 mais poderosas:

wraps

(1) Johnnie Walker
Categoria: Uísque
Fabricante: Diageo
País: Reino Unido
A redução no consumo da bebida na China tem provocado queda nas vendas, mas a marca conseguiu manter seu status com forte trabalho de posicionamento.

 

 

(2) Smirnoff Vodka
Categoria: Vodka
Fabricante: Diageo
País: Reino Unido
A introdução de novos sabores tem ajudado a marca a se manter na liderança da categoria.

(3) Bacardi
Categoria: Rum
Fabricante: Bacardi
País: Cuba
O logo e o conceito da marca passaram por uma transformação após décadas.

wraps

(4) Jack Daniel´s
Categoria: Uísque
Fabricante: Brown-Forman
País: Estados Unidos
A manutenção da marca no ranking passa pelo reforço da empresa em manter a percepção do consumidor positiva.

(5) Hennessy
Categoria: Conhaque
Fabricante: Hennessy
País: França
A categoria também tem sido prejudicada pela desaceleração do consumo na China, mesmo assim, a marca mantém sua posição de liderança.

(6) Captain Morgan
Categoria: Rum
Fabricante: Diageo
País: Porto Rico
A marca saltou duas posições no ranking em função de um esforço de marketing que tem ajudado na evolução da relevância e percepção.

wraps

(7) Absolut
Categoria: Vodka
Fabricante: Pernod Ricard
País: Suécia
É uma das marcas mais fortes na categoria e aumentou sua pontuação em 3% em percepção e 8% em volume.

(8) Martini Vermouth
Categoria: Vermouth
Fabricante: General Beverage Corporation
País: Itália
A marca caiu duas posições e vem sendo pressionada por seus concorrentes Campari e Cinzano.

(9) Chivas Regal
Categoria: Uísque
Fabricante: Pernord Ricard
País: Escócia
As vendas da marca também sofrem com a desaceleração do mercado chinês, mesmo assim o Chivas Regal alcançou um aumento de 8% em seus atributos.

(10) Jagermeister
Categoria: Destilado
Fabricante: Jagermeister
País: Alemanha
A marca conseguiu tirar o concorrente Ballantine do Top 10, mas lida com o aumento da concorrência no segmento de licores.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras