Fifa: dirigentes na mira da Justiça

Buscar
Publicidade

Marketing

Fifa: dirigentes na mira da Justiça

O afastamento de Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, por suposto envolvimento com corrupção, poderá ser o primeiro de muitos


18 de setembro de 2015 - 9h31

Supostos envolvimentos em casos de corrupção fizeram com que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidisse por afastar Jérôme Valcke, seu secretário-geral, nesta quinta-feira, 17.

“Valcke foi colocado em licença e liberado de suas funções efetivas imediatamente até novo aviso”, informou comunicado da entidade. “Além disso, a Fifa informou que tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral e solicitou uma investigação formal pelo Comitê de Ética”, acrescentou a nota.

Nesta quinta-feira, jornais de diferentes países publicaram reportagens mostrando denúncias do empresário Benny Alon sobre o dirigente da Fifa, que, de acordo com as matérias, ficava com parte do dinheiro de ingressos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Leia também:

– Escândalo na Fifa envolve marketing

– Fifa admite dificuldade de encontrar patrocínio

– Fifa: Empresas quebram o silêncio

Alon é proprietário de uma empresa que tinha contrato para fornecimento de ingressos da Copa com a Fifa. Segundo as reportagens, o empresário afirmou que fez um acordo com Valcke para vender ingressos do Mundial por um valor quatro vezes maior que o original. Conforme o empresário, em troca a empresa e Valcke dividiriam os lucros.

Até a manhã desta sexta-feira, 18, nenhum patrocinador da entidade havia se pronunciado sobre o tema.

Dirigentes na mira

A Justiça dos Estados Unidos e a da Suíça devem indiciar mais dirigentes do futebol mundial envolvidos em corrupção na Fifa, informaram os procuradores-gerais dos dois países, Loretta Lynch e Michael Lauber, na segunda-feira, 14.

"Nossa mensagem é clara: ninguém está acima da lei. Nenhuma organização corrupta está além do alcance e nenhum ato criminal pode ser escondido dos homens e mulheres dedicados a lutar por justiça", disse Lynch.

De acordo com as autoridades, desde que o caso foi divulgado em maio, o número de provas e de documentos só aumentou, e está ficando cada vez maior. Em tom de brincadeira, Lauber afirmou que todo o processo “não chegou ao intervalo ainda”, dada a quantidade de documentos e depoimentos reunidos até o momento.

Ao serem questionados sobre a participação do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol José Maria Marin, que está detido, os procuradores informaram que não falariam sobre casos individuais e nem citariam nomes dos suspeitos envolvidos em crimes.

No dia 27 de maio, sete altos cartolas da Fifa foram presos na Suíça por diversos crimes relacionados à corrupção na venda de direitos de torneios de futebol chancelados pela entidade. Além deles, outras sete pessoas foram indiciadas pelos mesmos crimes e foram sendo presas em suas nações de origem.

A crise no maior órgão do futebol mundial, fez com que o presidente Joseph Blatter anunciasse sua renúncia e a Fifa convocou novas eleições gerais para 26 de fevereiro de 2016.

Com informações da Agência Brasil e da ANSA Latina

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Nova companhia terá 50% de participação de cada uma das empresas e dará origem a player com 483 lojas e faturamento de R$ 6,9 bilhões

  • Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação