Marketing
Licenciamento deve crescer 20% em 2015
A estimativa é que a venda de produtos vinculados a personagens e marcas movimente R$ 17 bilhões neste ano
A estimativa é que a venda de produtos vinculados a personagens e marcas movimente R$ 17 bilhões neste ano
Meio & Mensagem
2 de outubro de 2015 - 2h31
A última edição da Expo Licensing, principal evento de licenciamento de marcas do Brasil, que aconteceu nesta semana, em São Paulo, trouxe números animadores para o setor.
De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as vendas de produtos licenciados devem movimentar R$ 17 bilhões até o fim de 2015, alta de 17% em relação aos R$ 13.2 bilhões faturados no ano passado.
Entre as principais tendências discutidas na feira estão o aumento na demanda por roupas e acessórios que remetam ao mundo dos games. Os influenciadores, personagens do YouTube e outras redes sociais, também estão tendo papel relevante para o mercado de licenciamento.
A expectativa das licenciadoras é de um aumento considerável da presença de marcas disponíveis para adultos puxado por séries de TV, bandas, futebol e automóveis. Atualmente, apenas 30% do total tem origem nesses clientes, a expectativa é que, em dois anos, esse percentual seja de 40%.
Atualmente, estão disponíveis no Brasil 600 licenças, sendo 75% estrangeiras. Os segmentos que mais utilizam o recurso são confecção, brinquedo, papelaria e personal care. O Brasil é o sexto país do mundo em licenciamento de marcas, atrás de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.
As marcas líderes do mercado neste ano foram Minions, recorde de vendas em 2015, seguido por Peppa Pig, Frozen e Vingadores.
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