Licenciamento deve crescer 20% em 2015

Buscar
Publicidade

Marketing

Licenciamento deve crescer 20% em 2015

A estimativa é que a venda de produtos vinculados a personagens e marcas movimente R$ 17 bilhões neste ano


2 de outubro de 2015 - 2h31

A última edição da Expo Licensing, principal evento de licenciamento de marcas do Brasil, que aconteceu nesta semana, em São Paulo, trouxe números animadores para o setor.

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as vendas de produtos licenciados devem movimentar R$ 17 bilhões até o fim de 2015, alta de 17% em relação aos R$ 13.2 bilhões faturados no ano passado.

Entre as principais tendências discutidas na feira estão o aumento na demanda por roupas e acessórios que remetam ao mundo dos games. Os influenciadores, personagens do YouTube e outras redes sociais, também estão tendo papel relevante para o mercado de licenciamento.

A expectativa das licenciadoras é de um aumento considerável da presença de marcas disponíveis para adultos puxado por séries de TV, bandas, futebol e automóveis. Atualmente, apenas 30% do total tem origem nesses clientes, a expectativa é que, em dois anos, esse percentual seja de 40%.

Atualmente, estão disponíveis no Brasil 600 licenças, sendo 75% estrangeiras. Os segmentos que mais utilizam o recurso são confecção, brinquedo, papelaria e personal care. O Brasil é o sexto país do mundo em licenciamento de marcas, atrás de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.

As marcas líderes do mercado neste ano foram Minions, recorde de vendas em 2015, seguido por Peppa Pig, Frozen e Vingadores.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também