A bola sobe para o Global Games no Rio

Buscar
Publicidade

Marketing

A bola sobe para o Global Games no Rio

Plataforma da NBA bate recorde comercial com 35 patrocinadores, 15 deles no Brasil, e 47 parceiros de mídia


13 de outubro de 2015 - 2h17

O NBA Global Games iniciou nesta segunda-feira, 12, sua terceira passagem pelo Brasil embalado pelo desempenho comercial recorde. A plataforma internacional da liga norte-americana de basquete firmou acordos com 35 patrocinadores no mundo, 15 deles no País, e com 47 parceiros de mídia globalmente dentre canais de TV, sites e rádios que transmitirão os sete jogos da turnê para 215 países.

Os parceiros nacionais da turnê são Oi, que apresenta o Global Games Rio, Adidas, Amway, Budweiser, Cisco, Crocantíssimo, ESPN, Gatorade, governo do Rio de Janeiro, Kalunga, Marriott International, NBA2K16, Rede, Tissot e TAM Viagens. Apesar do momento econômico, o número de patrocinadores locais cresceu em relação ao ano passado (foram 14). Na primeira passagem, em 2013, foram 11.

“O mercado enxerga a NBA como uma empresa de mídia e os parceiros aprenderam a se associar. As marcas olham para a NBA como uma plataforma de longo prazo e não como uma ação oportunista. Alguns querem ações de branding, uns geração de negócios e outros exposição em mídia. A cada ano sentamos com o parceiro para entender o momento e a necessidade de cada um”, afirma Rodrigo Vicentini, diretor comercial da NBA no Brasil desde agosto.

A principal atração do Global Games Rio é a revanche entre Flamengo e Orlando Magic, prevista para sábado 17, na HSBC Arena, na capital fluminense. Mas o calendário de ações começou na segunda-feira 12, com o início da turnê do Troféu Larry O’Brien pela cidade. Na quinta-feira 15, acontecem os primeiros treinos abertos de Orlando Magic e Flamengo na Gávea e entrega de uma quadra reformada (ação em parceria com Amway). Um dia depois será a abertura da etapa final da série NBA3X em Ipanema e o Welcome Reception para parceiros, patrocinadores e convidados.

Além dos jogos do NBA3X, a Arena de Ipanema terá uma FanZone (com a presença de jogadores, lendas, mascotes, dançarinas e atividades de entretenimento), o Desafio dos Campeões e a exibição da partida entre Flamengo e Magic num telão. O jogo, que marca o reencontro das equipes após o duelo na pré-temporada do ano passado, quando o time americano ganhou dos cariocas por 106 a 88, no Amway Center, em Orlando, será transmitido ao vivo na TV por assinatura pelos canais ESPN e SporTV, e pela internet pelo NBA League Pass.

“O evento não se resume à bola quicando. Ao longo da semana teremos as lendas, as dançarinas e mascotes em atividades similares aos jogos da NBA nos Estados Unidos. No dia do jogo teremos ativações e entretenimento no anel externo do ginásio para oferecer ao público a experiência da NBA”, aponta Vicentini, que antes de entrar no escritório brasileiro da liga atuou no UFC, na Geo e na Time For Fun (T4F).

Nas edições anteriores do Global Games no País a NBA trouxe mais de 450 pessoas do exterior (dentre delegações, executivos e funcionários de diversas áreas), toneladas de equipamentos e material. A preparação para o evento começa em novembro do ano anterior, quando o escritório local pleiteia o jogo. Neste ano, por exemplo, a plataforma inclui sete partidas em seis países. O investimento para montar toda estrutura em torno do jogo no Brasil é estimado em US$ 5 milhões.

Entrevista publicada na edição 1681, de 12 de outubro, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira